Comer com frequência carnes vermelhas processadas como bacon e salsichas tira-lhe anos de vida. A conclusão é de um estudo realizado por investigadores da Harvard T. H. Chan School of Public Health, nos EUA, e vem confirmar vários outros estudos que se têm feito nos últimos anos.

Este tipo de carnes contém elevadas quantidades de sódio, nitratos e gordura saturada. Além das calorias extra, todos estes componentes estão associados a doenças cardíacas, cancro e colesterol, segundo a Academia de Nutrição e Dietética dos EUA.

Para contornar este problema tem de fazer dos vegetais a sua principal fonte de proteína. Só tem de substituir as carnes vermelhas por feijão, legumes, cereais, pão, massas, nozes, claras de ovo ou até frango, por exemplo. Todos estes alimentos contêm muita fibra, antioxidantes, vitaminas ou ómega 3, proporcionando-lhe uma alimentação rica em bons nutrientes, poucas calorias e praticamente sem gorduras saturadas.

“Nós descobrimos que a proteína da carne vermelha, especialmente de carne vermelha processada, está fortemente associada à mortalidade. A proteína do peixe ou frango não está associada à mortalidade”, explicou o investigador Mingyang Song, especialista em nutrição da universidade norte-americana que realizou o estudo.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.