O Governo dos EUA emitiu um alerta de viagem para os seus cidadãos relativo a risco “acentuado” de ataques terroristas em toda a Europa “em particular durante a temporada de festas” do Natal e do Ano Novo.

De acordo com o Departamento de Estado, existem informações credíveis de que grupos terroristas continuam a planear atentados em solo europeu.

“Informação credível indica que o grupo extremista Estado Islâmico, Al-Qaeda e os seus apoiantes continuam a planear ataques terroristas na Europa, centrando-se na temporada das festas de Natal e acontecimentos associados”, refere o alerta de viagem emitido.

Segundo o alerta, os cidadãos norte-americanos devem “estar atentos a movimentações estranhas em grandes eventos, em locais turísticos, nos transportes públicos, locais de culto, restaurantes ou hotéis”, devido à possibilidade de “extremistas e simpatizantes” realizarem ataques.

“Os cidadãos norte-americanos devem ter precauções durante os festivais, eventos e mercados ao ar livre”, apela o Governo dos Estados Unidos, em comunicado.

“Os terroristas podem utilizar várias táticas e usar tanto armas convencionais, como não convencionais, e atacar tanto objetivos oficiais, como privados”, acrescenta.

O alerta de viagem, que vai estar em vigor até 20 de fevereiro de 2017, é a última de uma série de advertências que os EUA fizeram durante este ano aos seus cidadãos sobre o risco de viajar para a Europa, especialmente depois dos ataques terroristas de Paris, em novembro de 2015.

ZAP / Lusa

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.