foto: BMW Motorrad Motorsport
A corrida final de 24 horas não poderia ter sido mais emocionante. Partindo do segundo lugar na grelha, a BMW Motorrad World Endurance Team entrou na maratona empatada em pontos com a YART (Yamaha). Após a atribuição do primeiro conjunto de pontos do campeonato mundial, às oito horas, a equipa de fábrica da BMW assumiu a liderança e manteve-a com mais pontos após 16 horas. A moto n.º 37 manteve-se na corrida pelo título até menos de meia hora da bandeira quadriculada, quando sofreu uma avaria.
Na classe Superstock, tal como nas 8 Horas de Spa-Francorchamps (BEL), a Champion-MRP-Tecmas competiu com a BMW M 1000 RR n.º 9. Tal como na Bélgica, a equipa celebrou uma vitória na classe – e coroou isso com o terceiro lugar geral, a primeira equipa Superstock a conquistar um pódio geral desde 2021. Os pilotos Loris Cresson (FRA), Balínt Kovacs (HUN), Jan-Ole Jähnig (GER) e Hannes Soomer (EST) dividiram as tarefas de pilotagem. A equipa também garantiu o terceiro lugar na classificação da FIM Endurance World Cup para motos Superstock.
A equipa japonesa AutoRace Ube Racing Team fez a sua estreia no Bol d’Or com a BMW M 1000 RR n.º 76. Naomichi Uramoto (JPN), Loris Baz (FRA) e Leandro Mercado (ARG) estavam em quarto lugar até ao final da corrida, quando também tiveram de abandonar devido a um problema técnico.
Reações após o final da temporada em Le Castellet:
Sven Blusch (Diretor da BMW Motorrad Motorsport): “É claro que é muito amargo quando um possível título mundial escapa tão perto da meta. Apenas 28 minutos nos separaram deste sucesso histórico. Mas assim são as corridas de resistência: nada está decidido até que a bandeira quadriculada seja hasteada. Os pilotos e a equipa deram tudo para manter o sonho vivo, mas o destino tinha outros planos. Parabéns à YART pela conquista do título. Quando a decepção inicial passar, poderemos nos orgulhar do que a equipa conquistou nesta temporada. Todos tiveram um desempenho excelente nas quatro corridas. Meus agradecimentos a todos da BMW Motorrad World Endurance Team, ao gerente da equipa Werner Daemen e aos nossos pilotos, bem como a todos os colegas em Munique e Berlim que trabalharam arduamente por este sonho. No próximo ano, queremos torná-lo realidade – isso é uma promessa! O desempenho da AutoRace Ube Racing Team também foi impressionante; na sua estreia no Bol d’Or, eles mantiveram o quarto lugar por muito tempo. Parabéns à Champion-MRP-Tecmas Team. O terceiro lugar geral e a vitória na classe Superstock são conquistas notáveis e mais uma vez destacam a força da BMW M 1000 RR em todas as suas especificações.”
Christian Gonschor (Diretor técnico da BMW Motorrad Motorsport): «O meu resumo do Bol d’Or: em primeiro lugar, foi um festival de automobilismo incrível. Voltaremos! O que prevalece claramente é a alegria de ver o potencial da moto e da equipa e de sentir o enorme apoio de todos – da sede em Munique e Berlim, da equipa de corrida, de todos os parceiros, fornecedores e patrocinadores aqui no local. Vinte e quatro horas são sempre um desafio, com desempenho e concentração máximos em todas as condições. A forma como a equipa demonstrou isso foi exemplar – todos aqui, com os pilotos à frente. Portanto, os meus agradecimentos a todos os envolvidos. Só podemos pedir desculpas pela falha técnica. Mas a BMW estará de volta e, juntos, lutaremos pelo campeonato mundial no próximo ano. E estou muito satisfeito que, apesar de todo o azar com a #37, a #9 BMW M 1000 RR tenha conquistado uma vitória convincente na classe Stock e alcançado o pódio geral.”
Werner Daemen (Diretor da Equipa BMW Motorrad World Endurance Team): “Não tenho palavras para explicar os meus sentimentos. Estou realmente muito, muito desapontado. E acho que isso é normal quando se luta como eu durante 20 anos por isto e depois acontecem coisas destas. Parte-me o coração, especialmente pela equipa. Mas no próximo ano vamos fazer melhor. No próximo ano vamos lutar pelo campeonato mundial!”
Sylvain Guintoli ( BMW Motorrad World Endurance Team): “Bem, basicamente tudo estava sob controlo e gerimos tudo muito bem, o motor e o ritmo na segunda parte da corrida. Por isso, estava ao nosso alcance. Fizemos tudo certo para conquistar o segundo lugar na corrida e, mais importante ainda, para conquistar o Campeonato Mundial. Mas não foi possível. Mas é resistência. A resistência às vezes é cruel. Foi uma corrida extremamente difícil. Acho que todos nós demos o nosso melhor. E agora todos sentimos que estamos a voltar para casa de mãos vazias. Mas, como eu disse, é o que é. Agora temos um pouco de tempo, vamos refletir, aproveitar as partes boas e voltar mais fortes.”
Markus Reiterberger (BMW Motorrad World Endurance Team): “Conseguimos lutar pelo título na última corrida. Fizemos tudo o que podíamos para que isso acontecesse. Estávamos no bom caminho, empatados em pontos com a YART na qualificação, e às oito horas de corrida já tínhamos construído uma vantagem em pontos. Isso colocou-nos em primeiro lugar na classificação do campeonato mundial. Estávamos então na liderança da classificação. O segundo lugar na corrida teria sido suficiente para garantir o título. Só queríamos conquistá-lo – e então, tão perto do fim, aconteceu o impensável. E sim, parece um pesadelo. Acho que não dá para ter mais azar do que isso. Sinceramente, nem sei o que dizer. Mas estou grato a toda a equipa e a todos os envolvidos, porque todos deram o seu máximo. Ninguém merecia um resultado como este. Acima de tudo, foi difícil subir ao pódio depois disso. Acho que vai demorar algum tempo até conseguirmos realmente aceitar algo assim.”
Steven Odendaal (BMW Motorrad World Endurance Team): “A equipa fez um excelente trabalho. Todos demos o nosso melhor. Estar empatado na liderança do campeonato após a qualificação foi uma ótima maneira de dar a partida à última corrida do ano. Mas, infelizmente, às vezes a vida não corre como queremos e isso não é o fim do mundo. Demos o nosso melhor e, infelizmente, tivemos uma falha mecânica. Mas assim são as corridas e há sempre outro ano, outra oportunidade, outro campeonato. Por isso, só queria agradecer à equipa pelo grande esforço que fizeram e espero que possamos tentar fazer algo no futuro.”
Classificação final do Campeonato Mundial (R04/04).
Pos. Equipa Construtor Pontos
1. YART – Yamaha Yamaha 139
4. Yoshimura SERT Motul Suzuki 138
3. BMW Motorrad World Endurance Team BMW 108
4. KWT – Kawasaki Kawasaki 83
5. ERC Endurance #6 BMW 74



































