O início de um novo ano trouxe consigo o já habitual acréscimo do custo de vida para os portugueses, no entanto, os aumentos já anunciados não serão tão elevados quanto os verificados nos últimos anos.

Os portugueses contam já para este ano com um aumento de 3,3% nas contas da eletricidade, assim como, um aumento considerável do preço dos combustíveis devido à fiscalidade verde. Verificar-se-á um aumento a nível do custo dos cigarros eletrónicos, das tarifas de algumas redes de telecomunicações e das bebidas alcoólicas cujo acréscimo pode ir até aos 3%.

No que diz respeito há água, a existência ou não de aumento vai depender da zona do país, sendo certo um agravamento da tarifa do gás regular. Uma novidade para 2015 é a aplicação de um valor aos sacos plásticos, sendo previsível que a partir de fevereiro, este passem a custar 10 cêntimos por unidade.

Sem aumentos mantêm-se o pão e o leite, assim como os medicamentos prescritos pelos médicos de família e as taxas moderadoras. Os portugueses podem ainda contar com preços iguais nos transportes públicos, nas portagens e nas rendas de casa.

Apesar dos registos de aumentos não serem os mais severos dos últimos anos a taxas de desemprego continua elevado, o que faz com que o custo de vida se mantenha alto para muitos portugueses.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.