Este sábado foi inaugurada nos jardins da Quinta da Boeira, a maior garrafa do mundo, um monumento nacional à vinha e ao vinho produzido em Portugal.

 A garrafa tem 32 metros de comprimento e 10 de largura e está instalada em Vila Nova de Gaia. Com cerca de 27 toneladas, este monumento terá múltiplas funções, a garrafa será usada igualmente como sala de provas de vinho, com capacidade para cerca de 60 pessoas.

A sua decoração interior é uma nítida homenagem aos douro e ao vinho, nas paredes estão penduradas imagens das margens do rio do lado do Porto e de Gaia e o chão tem gravado a imagem de um barco rabelo, dando a sensação a quem lá entra de estar dentro de um.

Depois de benzida, ontem pelas 19horas pelo bispo do Porto, António Francisco dos Santos, a garrafa servirá de palco para diversas iniciativas. Por agora quem a visitar poderá assistir no seu interior a um vídeo tridimensional que retrata quatro regiões vitivinícolas – Douro, Alentejo, Dão e Vinhos Verdes e deliciar-se com a bela paisagem da Quinta da Boeira.

O projeto de colocar Portugal numa garrafa surge com o intuito de trazer algo de especial ao turismo em ascensão no norte do país, com incidência no Porto e Gaia.

Até domingo decorrerá também neste local um concurso mundial de vinhos que conta, este ano com mais de mil exemplares de diversos países em avaliação por um júri de 50 pessoas de diferentes nacionalidades.

Esta é uma das fases do projeto que começou em 1999 com a reabilitação da Quinta da Boeira e que terminará a construção de um centro de negócios e um hotel.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.