Onde ficou o tempo em que brincar depois da escola era hábito? Onde ficou o tempo em que brincar livremente na rua ou na praça perto de casa era comum? Onde se perdeu a o tempo de ser criança?

Observando o dia-a-dia das crianças de hoje, verificamos uma enorme mudança das suas rotinas relativamente às crianças de gerações anteriores. A crescente e rápida evolução da sociedade, do sentido de vida, das necessidades e objetivos definidos, conduziram a uma mudança do modo de estar nas famílias, que interfere diretamente com a vida dos mais pequenos.

A crescente visão de carreira da mulher, a necessidade gradual de alcançar uma qualidade de vida mais elevada no que concerne à propriedade material, assim como, a idade avançada da reforma dos avôs têm vindo a revelar-se como fatores que contribuem para as mudanças sociais, familiares e do ciclo de crescimento dos mais novos.

Por estas e outras razões cuja pertinência não me cabe julgar, os mais novos chegam ao sistema de ensino, pela porta do berçário, com pouco meses de vida. Se a socialização é uma vantagem dessa entrada antecipada na escola, a perca de tempo para brincar de forma não organiza deixa, a meu ver, um espaço vazio na vida desta geração.

As crianças passam agora muitas horas na escola, têm aulas e atividades de enriquecimento curricular, na sociedade crescem centro de ocupação de tempo livres, e salas de estudo onde lhes é oferecido mais do mesmo e onde permanecem ocupados até à hora de jantar.

Estes pequenos seres passam os dias entre 4 paredes, em atividades formais que implicam enorme concentração durante horas seguidas, o que antecipa o seu crescimento e responsabilidade elevada para a idade. Pouco tempo sobra para estar com os pais e muito menos para brincar.

Perdeu-se o tempo de brincar de forma livre e prazerosa, o tempo de ser espontâneo e de socializar em ambiente informal com os da sua idade.

É urgente incutir na sociedade a ideia de que brincar é mais que passar tempo, é crescer de forma global, desenvolvendo sentimentos, capacidades, modos de relacionamento e aprendizagens, é estar na natureza, cultivar a amizade e a descoberta. É necessário resgatar o tempo de ser criança.

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.