Na próxima semana abre o concurso para médicos dentistas que levará a especialidade a mais 59 centros de saúde do nosso país.

Neste momento, apenas alguns centros de saúde da zona de Lisboa e Vale do Tejo comtemplavam esta especialidade, o Ministério de Saúde pretende agora  alargar esta medida a todo o País.

Os tratamentos dentários vão ficar disponíveis para todos os doentes de 59 centros de saúde de norte a sul, até ao final de 2018. No âmbito do alargamento do projeto-piloto de integração de médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Ministério da Saúde espera até ao final de 2017 cumprir 80% do objetivo.

Para esta fase de alargamento, o Ministério da Saúde diz que “será aberto concurso para 12 equipas de medicina dentária, que deverão assegurar novos gabinetes de saúde oral” , além dessas equipas, serão também feitas “contratações pontuais para assistentes dentários, que deverão formar equipa com médicos dentistas que já exerciam a profissão no âmbito do SNS, ainda que de forma isolada”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera positiva a medida do governo, uma vez que “grande parte dos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), não tem acesso à medicina dentária”, relembrando que é preciso melhorar a divulgação do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, através dos médicos de família e das escolas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui