Leda-Hugo-vice-ministra-da-Educacao
Anualmente, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) disponibiliza cerca de 720 mil euros para bolsas de estudo e formação para moçambicanos, em Portugal.
19 estudantes dos 44 bolseiros moçambicanos, de várias escolas profissionais do país, receberam, recentemente, uma graduação técnica, científica e psicopedagógica em Portugal.

O título atribuído permitir-lhes-á exercer as funções de docentes em escolas profissionais de Moçambique, estando os restantes do mesmo universo ainda no processo de formação.

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Educação (MINED) recebido ontem pela AIM, os bolseiros conseguiram, durante três anos, em oito escolas profissionais portuguesas, a certificação profissional de nível com equivalência à 12a classe.

Os estudantes terminaram também um curso psicopedagógico, concebido e ministrado pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A cerimónia de graduação, havida esta semana, naquele estabelecimento de ensino superior, contou com a presença da vice-ministra da Educação de Moçambique, Leda Hugo.

Após o regresso ao país, os graduados serão integrados como docentes nas escolas profissionais moçambicanas onde estiveram antes a estudar.

Durante a apresentação e defesa das suas teses, eles demonstraram, em cerimónia pública, projectos de intervenção centrados na realidade moçambicana.

As bolsas de estudos privilegiaram as áreas de formação prioritárias, definidas pelo MINED, a fim de fazer face à crescente demanda de docentes devidamente qualificados para as escolas profissionais.

Anualmente, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) disponibiliza cerca de 720 mil euros para bolsas de estudo e formação para moçambicanos, em Portugal.

A cerimónia contou também com a presença do embaixador de Moçambique em Portugal, Jacob Nyambire, Gilberto Botas, director da Direcção Nacional do Ensino Técnico-profissional (DINET), entre outros quadros.

NOTICIA: O PAÍS
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui