foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVE

Marc Márquez (Repsol Honda Team) fez mais uma qualificação perfeita no Grande Prémio de Itália Oakley, ao conseguir a sua  segunda pole position em Mugello e a quarta nas seis corridas até agora disputadas, à frente de um surpreendente  Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT).

Para a conseguir  e replicar o que Quartaro lhe fez em Jerez, teve de se aplicar a fundo e  utilizar uma estratégia polémica que adiante explicaremos, mas que o levou inclusivé a estabelecer um novo record na pista “ inimiga” de Mugello.

O francês Quartararo que faz a sua primeira corrida na categoria rainha em Mugello, ficou à frente da Yamaha oficial de Viñales  e da Ducati também oficial  Danilo Petrucci (Mission Winnow Ducati) que completa a  primeira linha da grelha de partida.

A Q1,  foi cheia de emoção pois estavam a lutar pelo acesso aos dois lugares que dão acesso à Q2 nada menos que Valentino Rossi (Monster Energy Yamaha MotoGP), Andrea Dovizioso (Missão Winnow Ducati) e Jorge Lorenzo (Repsol Honda Team).

Foi apenas na última volta, num tudo ou nada que o vencedor de Mugello 2017, Dovizioso  conseguiu o melhor tempo retirando desse lugar wildcard e companheiro de equipa Michele Pirro por 5 milésimos de segundo (0,005 seg),  retirando Alex Rins (Team Suzuki Ecstar), do acesso ao Q2, pelo que começa em 13º. Muito à frente de Lorenzo e Rossi, que vão alinhar na  P17 e P18, respetivamente com Miguel Oliveira a partir da P20.

Na Q2, Dovizioso  atacou forte nos últimos minutos que restavam da qualificação depois de um primeiro turno não conseguido, encontrava-se na P12 , não reparando ou sendo alertado pela equipa que estava a ser seguido por Marquez, como referencia na pista, conseguiu aproximar-se do italiano e bater os tempos de Quartararo.

Questionado sobre esta estratégia, Marquez disse que não queria ser perseguido por Pirro, como tinha acontecido na saída para a pista e estava à espera que ele Pirro arrancasse das box primeiro, como isso não aconteceu viu Dovizioso arrancar e decidiu segui-lo, desalojando Quartararo da pole provisória.

Petrucci, é assim  o único herói da casa na primeira linha, ele que apresentou um bom durante todo o final de semana e procura a sua primeira vitória depois do pódio em Le Mans, ou será que Quartararo que irá converter a sua excelente qualificação em vitória no final.

Resultados das Qualificações:

Grelha de Partida MotoGP™

Grelha Partida Moto2™  

Grelha Partida Moto3™

Treinos domingo – 2 Junho(GMT)

Moto3(WUP) – 07:40 – 08:00h   Moto2(WUP) – 08:10 – 08:30h

MotoGP(WUP) – 08:40 – 09:00h

Corridas domingo – 2 Junho(GMT)

Moto3 – 10:00h    Moto2 – 11:20h   MotoGP – 13:00h

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.