- Pub -
foto: Sports images/Christian Bourget

Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) com 1:31.156 deu ao francês e à Yamaha a honra do primeiro dia no Grande Prémio Motul da Holanda, numa sexta-feira bastante dramática. Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP), apesar de um acidente nos treinos, entra no sábado como o segundo piloto mais rápido, com Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing) a iniciar o seu fim de semana com um positivo P3.

No entanto, positivo não foi uma palavra para descrever o dia de Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) na Catedral da Velocidade. Um grande acidente no FP1 foi seguido por outra saída rápida na Curva 7, enquanto o drama se desenrolava para o líder do Campeonato Mundial de MotoGP, piloto bem, mas em sexto lugar no final da corrida.

CONDIÇÕES DIFÍCEIS
Os primeiros 30 minutos de treino foram dramáticos, para dizer o mínimo, com vários acidentes antes de duas bandeiras vermelhas. Alex Márquez caiu na Curva 1, enquanto o seu companheiro de equipa Fermin Aldeguer caiu na Curva 7. Essa mesma curva também foi responsável pela queda de Aleix Espargaró (Honda HRC Castrol), com a chicane Geert Timmer a fazer cair Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) e Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3). A curva 12 foi outro local onde vimos alguém cair, e esse alguém foi Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team).

Em seguida, Ai Ogura (Trackhouse MotoGP Team) sofreu uma queda na curva 11, o que resultou na exibição de bandeiras vermelhas por um curto período, a menos de 32 minutos do final. O piloto japonês estava perfeitamente bem, mas a sua RS-GP ficou destruída quando a moto pegou fogo.

A CORRIDA PELO TOP 10
Quartararo liderava quando os pilotos de MotoGP voltaram do pit lane, mas isso não durou muito, porque Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) e depois Alex Marquez subiram ao topo a 25 minutos do final.

Um acidente na curva 8 com Lorenzo Savadori (Aprilia Racing) fez com que mais bandeiras vermelhas fossem acionadas, interrompendo a prova antes do início das habituais provas de velocidade da tarde de sexta-feira. E quem ficou em primeiro lugar? Marc Márquez.

No entanto, o seu companheiro de equipa Bagnaia foi o mais rápido a cinco minutos do final, graças a um tempo de 1:31.410 – 0,045s mais rápido que Márquez. Outro italiano subiu para o primeiro lugar, Bezzecchi, mas Alex Márquez garantiu que a estrela da Aprilia não permanecesse no topo por muito tempo.

Então, mais drama para Marc Márquez. A curva 7 pegou o #93 de surpresa quando a dianteira de sua Ducati de fábrica derrapou. Márquez se levantou, mas, assim como no acidente do FP1, o seis vezes campeão mundial de MotoGP parecia um pouco desconfortável. Ele continua apto para continuar, mas é um início muito mais difícil para o Dutch TT do que muitos esperavam.

OS 10 PRIMEIROS NA SEXTA-FEIRA
Por outro lado, Quartararo invadiu a festa da Ducati e da Aprilia para colocar a si mesmo e a Yamaha na P1. E apesar de algumas melhorias nas últimas voltas, foi tudo o que ela escreveu na corrida para ser a melhor na sexta-feira em Assen, já que o francês permaneceu intocável.

Bezzecchi acabou por cair para o 4.º lugar, mas ainda assim foi um bom dia para o italiano e a Aprilia. Pecco termina o primeiro dia em 5.º lugar, enquanto Marc Marquez, contundido, entra no sábado como o sexto mais rápido – o que reservará o sábado para o líder da corrida pelo título?

Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) melhorou no final e ficou em sétimo lugar, Viñales demorou um pouco para garantir o oitavo lugar, enquanto Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e Zarco avançaram para a Q2 depois que este último ultrapassou Raul Fernandez (Trackhouse MotoGP Team) bem no final da sessão.

Resultados Treinos Livres MotoGP™

- Pub -

Deixe o seu comentário