Na tradicional conferência de imprensa de pré-evento do Grande Prémio de Itália que se disputa este fim de semana, contou com a presença do líder do Campeonato Valentino Rossi, Jorge Lorenzo, do Campeão do Mundo Marc Márquez, Andrea Dovizioso, Andrea Iannone e Danilo Petrucci.
Valentino Rossi (Movistar Yamaha): “Estou muito feliz por chegar a Mugello na posição em que chego e com boa competitividade, este é o meu Grande Prémio em casa, pois é o que está mais perto de Tavulia, além disso, gosto muito da pista, com as montanhas à volta e um ambiente fantástico dos fãs. Os momentos antes da corrida é são sempre muito especiais. É óptimo estamos aqui, a pista é à moda antiga, um pouco como Assen e Barcelona, o que é sempre do agrado dos pilotos. O traçado do circuito segue as características naturais do local e não foi feito totalmente no computador.”
Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha: “O início da época não foi muito bom, mas também não foi um desastre e somámos muitos pontos. Em Jerez e Le Mans estivemos fortes e conseguimos vencer, mas requereu trabalho. Aqui temos um circuito muito diferente, mas a moto está competitiva. Este ano a Yamaha já venceu quatro corridas em cinco, o que demonstra bem que a evolução da moto. A pista é impressionante, muito rápida, com uma longa recta e piso com boa aderência. O desenho do traçado é um pouco como o de Jarama, mas muito melhor. É a minha pista preferida, não apenas porque sou rápido aqui, mas também porque me divirto muito.”
Marc Márquez ( Repsol Honda Team): “A nossa época, na verdade, não está a ser fácil. É certo que vencemos em Austin, mas em Le Mans estivemos longe, pelo que temos de esperar e ver como vamos estar aqui. O traçado é totalmente diferente, mas no ano passado ganhámos apesar de alguns problemas. Não estamos na melhor situação, temos de melhorar, mas não estamos muito longe e vamos tentar lutar pela vitória, isto apesar da Yamaha e da Ducati estarem muito fortes.”
Andrea Dovizioso (Ducati team): “Este é um grande fim‑de‑semana para nós e para todos os pilotos italianos, mas em particular para a Ducati. Tivemos um bom fim‑de‑semana em Le Mans e estou muito contente com o nosso ritmo. Temos de tentar melhorar a consistência ao longo da distância da corrida. Testámos aqui antes de Le Mans; temos velocidade, só temos de trabalhar em pequenos detalhes para chegarmos ao nível dos outros. Mas não será fácil ser consistente e rápido ao longo de 23 voltas. Estou desejoso por começar o fim‑de‑semana. O pódio de Le Mans foi muito importante depois do resultado de Jerez.”
Andrea Iannone (Ducati team): . “Em Le Mans fiz uma corrida muito boa apesar da lesão no ombro. De início tinha dúvidas, mas a verdade é que melhorou ao longo do fim‑de‑semana, em particular na corrida. Creio que podia ter lutado pelo pódio na primeira parte da corrida, mas depois foi complicado com o Marc, mesmo assim fiquei contente. O pior foi na segunda-feira, em casa, com as dores e só depois de novo exame médico é que a fractura foi descoberta. É claro que não é bom, mas estou ansioso pela corrida e trabalhei muito com o meu fisioterapeuta. Correr aqui com a equipa de fábrica da Ducati é um sonho, ainda para mais com uma moto que é muito competitiva aqui.”
Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing): “Francamente, não sei porque estou aqui – todos os que estão aqui ao meu lado já estiveram no pódio. Os três primeiros só estão ao meu alcance porque estão aqui sentados ao meu lado! Creio que um resultado nos dez primeiros no domingo já seria uma vitória para mim. Há dez anos via os Grandes Prémios na televisão, na altura nunca tinha corrido em asfalto – venho do Motocross – pelo que estar aqui é um sonho tornado realidade. Acho que vou fazer mais dez anos e depois volto para o sofá para ver o resto das corridas.
Horários (GMT)
Treinos 6ªfeira – 29 maio
Moto3FP1 – 8:00 – 8:40h Moto3FP2 – 12:10 – 12:50h
MotoGPFP1 – 8:55 – 9:40h MotoGPFP2 – 13:05 – 13:50h
Moto2FP1 – 9:55 – 10:40h Moto2FP2 – 14:05 – 14:50h
Treinos sábado– 30 maio
Moto3FP3 – 8:00 – 8:40h Moto3QP – 11:35 – 12:15h
MotoGPFP3– 9:55 – 9:40h MotoGPFP4 – 12:30 – 13:00h
MotoGPQ1 – 13:10 – 13:25h MotoGPQ2 – 13:35 – 13:50h
Moto2FP3– 10:55 – 10:40h Moto2QP – 14:05 – 14:50h
Treinos domingo– 31 maio
Moto3WUP – 7:40 – 8:00h Moto2WUP – 8:10 – 8:30h MotoGPWUP – 8:40 – 9:00h
Corridas domingo – 31 maio
Moto3RAC – 10:00h
Moto2RAC – 11:20h
MotoGPRAC – 13:00h