- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

O italiano garante a quinta pole consecutiva e bate Miller com um novo recorde no AIA, Mir entra nos três primeiros da grelha do MotoGP ™.

Pela quinta vez consecutiva, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) está na pole position! O italiano estabeleceu um novo recorde de volta no Grande Prémio Brembo do Algarve com 1: 38,725 e venceu o companheiro de equipa Jack Miller (Ducati Lenovo Team) por apenas 0,104. Bagnaia aproxima-se das sete pole position consecutivas de Casey Stoner na Ducati em 2007-2008 e torna-se no primeiro italiano a conseguir cinco pole consecutivas desde a serie de Valentino Rossi, do GP da Malásia de 2003 ao GP da Espanha de 2004. O Campeão do Mundo de 2020 Joan Mir (Team Suzuki Ecstar), entretanto, também teve um bom dia no escritório ao conquistar o seu primeiro top três em qualificação no MotoGP ™. Já tinha uma vez partido da primeira linha antes, mas por devido a  penalização de outro piloto.

Q1

Uma emocionante Q1 viu o herói da casa Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing) na esperança de dar ao público português algo para comemorar, mas desta vez não foi o vencedor da corrida de Portimão em 2020 que vai partir da P17. Nos  instantes finais, Johann Zarco (Pramac Racing)  obteve  P1 seguido de Iker Lecuona (Tech3 KTM Factory Racing), partindo ambos para a batalha pela pole position.

Q2

Jorge Martin (Pramac Racing), seguido de Bagnaia, marcaram a primeira volta mais rápida da Q2 com 1: 39,264, mas o tempo do espanhol seria batido por Mir e Miller logo depois. O 1: 38,836 do australiano foi o primeiro novo recorde por volta de todos os tempos da sessão. Uma queda de Luca Marini (Sky VR46 Avintia) no setor final trouxe as bandeiras amarelas, embora tenha sido 

o recém-coroado Campeão Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) o mais afetado, com uma volta na P3 cancelada.

Os pilotos voltaram  com pneus novos,  Miller tirava a pole provisória a Mir e Martin, com Pecco na P4. Mas nada estava decidido até sabermos o que estava reservado nos quatro minutos finais ?

Bagnaia foi o primeiro a estabelecer uma volta rápida quando os pilotos regressaram do pitlane, o italiano fez a  P1 com um novo recorde de volta com menos 0,061 pelas máquinas de Bolonha.

Pecco aumentou ainda a  sua vantagem para 0,111 na volta seguinte e Miller só conseguiu reduzir a diferença para 0,104. Poderia Quartararo responder?

O francês ainda fez o Setor 2 vermelho, mas a parte  final não saiu bem ao campeão e  El Diablo forçado  contentar-se com a P7  mesmo assim, Quartararo ganhou o prémio BW M independentemente e Pecco a conseguiu o seu quinto sábado consecutivo na  P1.

Atrás da Ducati 1-2 e Mir em terceiro, o candidato a Rookie do Ano, Jorge Martin, regressa ao circuito, onde sofreu sua enorme queda no início da temporada e obteve uma   impressionante P4, ultrapassando o companheiro de equipa Zarco por milésimos, com o francês, vindo da Q1 a partir da segunda linha na P5. Pol Espargaro (Repsol Honda Team) terminou na P6 a 0,333s da pole.

Quartararo está num território um pouco desconhecido na linha 3, o campeão de 2021 esteve discreto e ficou a 0,4 de Pecco. Alex Marquez (LCR Honda CASTROL) obteve o seu melhor resultado na Q2 do MotoGP ™ a oitava posição. Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP) na mesma linha  de Quartararo e Marquez classifica-se na na P9.

Iker Lecuona (Tech 3 KTM Factory Racing) é outro piloto que impressionou este fim-de-semana com os seus esforços na Q1 e Q2 viram o novo piloto do WorldSBK partir na P10, à frente de Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) e Luca Marini (SKY VR46 Avintia) na P12.

A penúltima corrida da temporada de 2021 está agora no horizonte, e até ao momento a  Ducati mostra-se mais forte. Será que Quartararo e a Yamaha conseguirão lutar pela vitória na tarde de domingo em busca do triplo titulo esta época?

Se ainda não conseguiu adquirir bilhete, não perca a oportunidade de o fazer, no helpdesk, localizado no Museu de Portimão junto à zona ribeirinha. Ainda existem bilhetes disponíveis para domingo, e os preços variam entre os setenta e cinco euros e os cento e oitenta euros, dependendo da bancada eleita.

Grelha de partida MotoGP™      Grelha de partida Moto2™     Grelha de partida Moto3™

Horários(GMT):

Domingo:

09:00 – 09:20 Moto3™; 09:30 – 09:50 MotoGP™; 10:00 – 10:20 Moto2™

Corridas:
Moto3™ – 11:20                MotoGP™ – 13:00               Moto2™ – 14:30

- Pub -

Deixe o seu comentário