foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Foi um dia extremamente positivo para Aleix Espargaró que, regressado da lesão na mão direita, se mostrou competitivo com a RS-GP24 desde FP1, terminando em terceiro. Na sessão de treinos livres, o piloto espanhol voltou a confirmar as suas sensações com a moto, demonstrando um bom ritmo de corrida e efectuando um excelente contrarrelógio, que lhe permitiu terminar em segundo, a apenas 45 milésimos do melhor tempo.
Bom desempenho também para Maverick Viñales, que terminou o FP1 em segundo e em oitavo na sessão de treinos, garantindo um lugar na Q2.
Ambos os pilotos tiveram a oportunidade de testar o novo pacote aerodinâmico. Mais de vinte componentes da carroçaria foram modificados ou redesenhados. O principal objetivo é aumentar a eficiência, ou seja, a relação entre a força aerodinâmica descendente e a resistência produzida pelos dispositivos aerodinâmicos. Além disso, a força descendente do efeito de solo foi melhorada quando a moto está num ângulo de inclinação ao contornar as curvas e a sensibilidade aos ventos laterais diminuiu.
ALEIX ESPARGARO (Aprilia Racing)-P2: “A nova aerodinâmica parece estar a funcionar bem – a moto está mais ágil. Demonstrámos um bom ritmo, conseguindo fazer algumas voltas com tempos excelentes. A mota e eu sempre nos demos muito bem nesta pista. Acho que me saio bem nas partes mais fluidas e consigo entrar nas curvas rapidamente. Além disso, há muitas curvas de terceira velocidade, que é precisamente onde sou extremamente forte.”
Maverick Viñales (Aprilia Racing)-P8: “Redescobri as boas sensações com a Aprilia RS-GP24. Fomos extremamente competitivos, tanto em termos de ritmo de corrida como na flying lap. Talvez esperasse mais no último contrarrelógio, mas não estou preocupado. Sabemos que na qualificação e na corrida de Sprint podemos ter um bom desempenho e, mais importante, descobri como explorar melhor os pneus para manter um bom ritmo de corrida.”
Paolo Bonora (Team Manager):”Estamos extremamente satisfeitos com a forma como este dia correu. O pacote aerodinâmico que introduzimos parece funcionar porque os comentários dos pilotos foram positivos. O trabalho realizado durante a pausa de verão está a dar os frutos que esperávamos. Vamos continuar a trabalhar tendo em vista tanto a corrida de Sprint como a corrida longa.”