- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

A Ducati Lenovo Team foi a protagonista absoluta de uma incrível corrida no Monster Energy British Grand Prix, com Enea Bastianini de volta ao topo do pódio – após a vitória na corrida de Sprint de ontem – cortesia de um excelente desempenho nas 20 voltas da corrida de Silverstone, a sua primeira vitória da temporada num encontro de domingo. Francesco Bagnaia cruzou a linha de chegada em terceiro lugar depois de liderar mais de metade da corrida.

Bastianini teve um bom arranque a partir do terceiro lugar da grelha de partida e era segundo na primeira curva. As duas primeiras voltas não foram muito simpáticas para o piloto da Ducati #23, que cometeu alguns erros que lhe custaram duas posições. À medida que a corrida avançava, Enea conseguiu encontrar a sensação certa com a sua Desmosedici GP e ultrapassou Aleix Espargaró antes de perseguir a dupla líder Martín e Bagnaia. A sete voltas do fim, Bastianini aproveitou um pequeno erro do seu colega de equipa e subiu à segunda posição, com uma diferença de um segundo para os da frente. Graças a um ritmo inigualável na fase final, conseguiu aproximar-se do seu rival e assumir a liderança na penúltima volta, acabando por cruzar a linha com uma margem de 1,9 segundos. Esta é a primeira dupla vitória de Bastianini, naquele que foi o 75º aniversário do MotoGP.

Bagnaia teve um arranque perfeito e estava na liderança quando o pelotão de MotoGP entrou na curva um. O atual campeão do mundo manteve a primeira posição até faltarem nove voltas para o final e, duas voltas depois, foi também ultrapassado pelo seu colega de equipa. Na fase final, não conseguiu manter o ritmo forte mostrado na primeira metade do encontro devido a problemas de aderência. Ainda assim, Pecco geriu a situação e terminou a corrida na terceira posição.

Com o décimo Grande Prémio da temporada a chegar ao fim, Bagnaia é atualmente o segundo na classificação do campeonato, a três pontos de Martín. Bastianini consolida a terceira posição e reduz a diferença para o topo para 49 pontos. A Ducati está no topo da classificação dos construtores com 352 pontos, com a Ducati Lenovo Team a liderar a classificação das equipas (430 pontos).

A Ducati Lenovo Team vai voltar à ação dentro de duas semanas em Spielberg, na Áustria, para o décimo primeiro evento da temporada de 2024 do MotoGP.

Enea Bastianini (#23 Ducati Lenovo Team)-P1:“Foi uma corrida difícil, pois cometi alguns erros nas duas primeiras voltas e perdi algum terreno. Depois, consegui encontrar a confiança certa para voltar ao grupo da frente: Consegui recuperar a diferença primeiro para o Aleix (Espargaró), que não era fácil de ultrapassar, e depois para o Pecco. Nas últimas quatro a cinco voltas, o Jorge estava a puxar muito e não foi fácil apanhá-lo. É uma sensação fantástica estar de volta ao topo do pódio numa corrida de domingo. Tenho estado a trabalhar muito em mim: Analisei a primeira metade da corrida – os aspectos positivos e negativos. De um modo geral, o meu ritmo tem sido forte até agora, mas é óbvio que o desempenho na qualificação teve um impacto negativo em muitas ocasiões. Tentei trabalhar o lado mental das coisas para evitar ser apanhado desprevenido a este respeito e espero poder continuar assim.”

Francesco Bagnaia (#1 Ducati Lenovo Team)-P3: “Estou satisfeito porque depois da queda de ontem, era importante terminar a corrida. Não foi fácil: cheguei à liderança e tentei gerir a corrida o melhor que pude, mas infelizmente, como não consegui puxar tanto como queria com o pneu dianteiro, tive de usar mais o pneu traseiro para conseguir fazer a moto rodar. Isto levou-me a algumas dificuldades no final da corrida. Quando o Martín me ultrapassou, tentei acompanhá-lo, mas quase me enfiei na frente na curva 7; foi aí que pensei que, depois da queda de ontem, era melhor pensar em chegar à meta. É claro que Enea, quando está forte desde sexta-feira, é realmente difícil de bater, pois é conhecido por ser muito forte na parte final da corrida – e hoje mostrou exatamente isso.”

Luigi Dall’Igna (Diretor Geral da Ducati Corse): “Todos os pilotos fizeram uma corrida fantástica e hoje foi mais um domingo muito emocionante. A batalha na pista foi incrível e estou muito feliz pelo Enea, que conseguiu a sua primeira vitória na corrida de domingo da época. O seu ritmo nas últimas voltas foi incomparável, o que mostra que quando ele também tem um bom desempenho na qualificação, pode lutar pela vitória em qualquer ocasião. Pecco fez bem em trazer para casa um bom resultado, apesar dos problemas de aderência encontrados no final, e conseguiu manter-se perto da liderança do campeonato no processo. Dentro de duas semanas teremos outra oportunidade de nos sairmos bem na Áustria, numa pista onde o nosso pacote técnico tem sido sempre competitivo”.

- Pub -

Deixe o seu comentário