foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Depois de um intervalo de três semanas entre a última corrida em Sachsenring, na Alemanha, e o Grande Prémio de Inglaterra deste fim de semana, a Trackhouse Racing tem estado ocupada e chega às ultra-rápidas curvas de Silverstone com um novo pacote de melhorias aerodinâmicas para as suas Aprilia RS-GP24. A partir do início da ação em pista na sexta-feira, a nova especificação será utilizada por ambos os pilotos da equipa Trackhouse, o #88 Miguel Oliveira e o #25 Raul Fernandez – colocando-o ao mesmo nível de equipamento dos seus colegas de equipa e pilotos da Aprilia Racing, Aleix Espargaro e Maverick Vinales. Para Raul, este passo representa uma oportunidade não só para aumentar o desempenho, mas também, e fundamentalmente, para partilhar os mesmos conjuntos de dados, fornecendo aos engenheiros mais informações e vendo diretamente comparações de desempenho com Miguel e a Aprilia Racing Team. Raul tem agora uma nova moto para esperar em Silverstone e mais dois anos com a Trackhouse Racing, tendo assinado um novo acordo com a organização americana imediatamente após o Grande Prémio da Alemanha.
O novo pacote aerodinâmico dos modelos #88 e #25 da RS-GP24 vai ser imediatamente testado em Silverstone. Uma das pistas mais rápidas da temporada, a natureza fluida da antiga base da força aérea dá ênfase a uma aerodinâmica eficiente e à estabilidade nas curvas. Com uma velocidade média por volta superior a 177 quilómetros por hora, Silverstone é também um circuito potente com as suas curvas divididas entre quatro rectas de comprimento significativo. No sentido dos ponteiros do relógio, a volta começa com uma desafiante curva à direita que conduz a uma curva à esquerda, antes de travar para negociar uma curva apertada à direita e à esquerda. A chave para um tempo de volta é uma saída de curva forte e sair para a reta nacional sem problemas é vital antes da zona de travagem pesada e da série de curvas lentas no complexo de Brooklands e Luffield. A antiga reta de partida e chegada prepara a parte seguinte da volta com a ultra-rápida curva à direita de Copse e depois a adrenalina a bombear, diminuindo o raio para a esquerda, direita e esquerda antes de os pilotos entrarem na extensa reta do Hangar. A velocidade máxima na zona de travagem para a longa direita de Stowe é de cerca de 340 quilómetros por hora e a volta termina com uma zona de travagem forte e curvas duplas à direita que conduzem de volta à reta da meta. Com mais de 3,6 milhas (5,9 quilómetros), os pilotos enfrentam 20 voltas a Silverstone no Grande Prémio Britânico de domingo e metade dessa distância na corrida de Sprint de sábado.
O #88 Miguel Oliveira chega a Silverstone, depois da paragem desde a Alemanha, com boas razões para estar confiante. Depois de um fim de semana muito forte em Sachsenring, alcançando a primeira linha – 2º lugar – na Qualificação, Miguel terminou em 2º na corrida de Sprint e em 6º no Grande Prémio da Alemanha, mostrando verdadeira velocidade e consistência ao longo do fim de semana. Um 4º lugar no Grande Prémio de Silverstone no ano passado e a promessa que vem com o pacote de atualização aerodinâmica na sua Trackhouse Aprilia RS-GP24 apontam para um potencial fim de semana competitivo em Inglaterra.
Raul Fernandez também regressa à ação depois de um treino e qualificação positivos na Alemanha com o seu #25 RS-GP23. Terminando a Q2 apenas um lugar atrás de Miguel, na 3ª posição e igualando a sua melhor posição na primeira linha de partida na Catalunha, Raul não conseguiu o resultado que procurava na corrida de Sprint, chegando a casa em 14º com problemas de aderência, enquanto o 10º lugar de Domingo no Grande Prémio deu a entender o ritmo que tinha mostrado no início do fim de semana. A mudança de Raul para a Aprilia RS-GP24 e o arranque imediato a partir do momento em que o novo pacote aerodinâmico chegar vai dar ao jovem de Madrid todas as razões para querer melhorar o desempenho nas áreas abertas de Silverstone.
Em Silverstone, este fim de semana, o MotoGP celebra os 75 anos do Campeonato do Mundo de Grandes Prémios de Motociclismo, que teve início no TT da Ilha de Man em 1949. É o mais antigo campeonato do mundo de desportos motorizados e o seu lugar na história será celebrado no domingo, no Grande Prémio da Grã-Bretanha, com todas as equipas da classe de MotoGP a usarem um design temático histórico nas suas motos.
Miguel Oliveira (#88 Trackhouse Racing): “Silverstone foi uma boa experiência para mim no ano passado, com um resultado muito forte e perto do pódio. Voltamos aqui depois de uma boa pausa de verão, onde tivemos tempo para descansar e ficar mais em forma para a próxima parte da época. Por isso, estou ansioso por me reunir com a equipa, voltar à Aprilia com as suas actualizações e divertir-me na Grã-Bretanha.”
Raul Fernandez (#25 Trackhouse Racing): “Estou muito ansioso por chegar a Silverstone e feliz por chegar lá com uma ideia clara sobre o meu futuro. Ficar com a equipa nos próximos dois anos foi muito importante para estar super relaxado e concentrado para esta segunda parte do ano. O fim de semana não vai ser fácil, temos muito trabalho pela frente – em primeiro lugar, para reencontrar a sensação de estar na moto depois das últimas três semanas sem andar. Em segundo lugar, vamos trabalhar com uma mota nova e não temos muito tempo de treinos, por isso temos de perceber tudo rapidamente para estarmos prontos para as corridas e depois tentar desfrutar de Silverstone. Normalmente é uma boa pista para a nossa mota e estou contente por voltar e chegar lá com segurança na minha mente.”
Wilco Zeelenberg (Chefe de Equipa): “Depois de nove corridas e três fins-de-semana fora, estamos obviamente ansiosos por recomeçar. Silverstone foi bom para nós na época passada e, em especial, para o Miguel, que fez uma grande corrida aqui. Dito isto, para este ano, o Raul vai ter a sua moto de 2024 para Silverstone pronta, por isso estamos ansiosos por ver a sua capacidade de adaptação à nova máquina. Para além disso, temos uma pintura comemorativa do 75º aniversário para domingo, que penso que será uma grande surpresa e que será um evento espetacular, não só porque devemos ser capazes de ter um bom desempenho em Silverstone, mas também porque há muita coisa a acontecer. Estamos ansiosos por começar de novo!”