As quedas dos pilotos da Movistar Yamaha, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, os seus mais diretos adversários à conquista do titulo, motivaram Marc Marquez (Repsol Honda Team) para a vitória no GP do Japão, algo que não acontecia desde o GP da Alemanha, tornando-o o mais jovem piloto de sempre, a conquistar três títulos na categoria rainha, aos que se juntam os de 125cc em 2010 e Moto2 em 2012.
Marc Marquez que arrancou descontraído para o Grande Prémio, pois apesar da grande vantagem pontual, nunca pensou sagrar-se campeão na casa da Honda, em Motegui , conseguiu o holeshot na curva 1, mas foi imediatamente ultrapassado pelo antigo campeão Jorge Lorenzo que assumiu a liderança logo na Curva 2, Rossi o homem da pole position fez um mau arranque.
Valentino Rossi entretanto reagiu e passou Marquez, que era perseguido por um surpreendente Aleix Espargaro (Team Suzuki Ecstar), com a primeira queda a acontecer logo nas primeiras voltas e para o nosso bem conhecido Eugene Laverty (Pull & Bear Aspar Team) a sua primeira do ano.
Os três pilotos da frente abriram um fosso para os restantes, com os homens da Yamaha à frente, até que Valentino Rossi quando pressionava Lorenzo para a primeira posição, perde a frente, uma queda sem consequências físicas para o piloto, mas que o obriga a desistir da corrida.
Marc Marquez, demorou algumas voltas para ultrapassar Jorge Lorenzo , efetuando uma ultrapassagem limpa nas curvas interiores do circuito e cimentando a liderança no campeonato. O Drama para a Yamaha, surgiu quando Lorenzo não quis perder terreno e ao aumentar o seu ritmo na tentativa de recuperar a liderança da corrida, caiu, entregando numa bandeja o titulo a Marc Marquez.
Andrea Dovizioso (Ducati Team), apesar de nesta pista possuir uma mota com potencialidades para lutar mais na frente, optou por uma toada conservadora em consequência das quedas à sua frente e obteve o 2º lugar, seguido de Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar) que ultrapassou com dificuldades o seu colega de equipa Aleix Espargaro.
A próxima corrida será na magnifica ilha de Phillip Island já este fim de semana 21-23 de Outubro.