foto: KTM Racing
A Red Bull KTM completou a temporada internacional do calendário de MotoGP 2025 com uma prestação aguerrida de Pedro Acosta e mais um troféu de vice-campeonato, com o espanhol a levar a sua KTM RC16 para o segundo lugar no Circuito Internacional de Sepang. A 20ª etapa de 22 corridas decorreu no circuito de 5,5 km, em condições quentes e húmidas, para o 25º Grande Prémio da Malásia realizado no local. Enea Bastianini foi o segundo melhor classificado com as cores da Red Bull KTM Tech3, com uma corrida animada do 19º ao 7º lugar.
Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing)-P2: “Foi uma corrida difícil, mas devolvemos a potência e deixaram-me lidar com ela. Foi difícil pilotar na P3, mas quando o ritmo baixou um pouco, consegui ir em frente. Queria estar na frente desde o início. Estava à espera do meu momento e não a cometer erros. Funcionou e estou feliz! Juntamente com a equipa, estamos a fazer um bom trabalho e precisamos de continuar.”
Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3)-P7: “Desde sexta-feira que estava sem confiança, mas resolvemos os problemas na corrida Sprint e novamente esta manhã para ficar entre os dez primeiros. Voltar da 19ª posição é muito difícil, mas dei 100%. Conquistei muitas posições, mas a temperatura dos pneus estava a subir cada vez mais. De qualquer forma, estou feliz com o trabalho que fizemos com a equipa e com o que conseguimos fazer na corrida.”
Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing)-P9: “Foi um pouco desafiante largar em 18º lugar e foi uma recuperação razoável, mas teria preferido algo melhor. Eu sabia que era uma corrida em que precisávamos realmente de gerir os pneus e consegui manter a traseira bem até ao fim. Depois do drama da Sprint, voltei a ter uma moto normal hoje e tudo estava bem. Estava um pouco nervoso, mas não acabei na mesma situação de sábado, o que foi bom. No geral, só precisamos de encontrar um pouco mais de velocidade para nos classificarmo-nos melhor e depois corrermos melhor.”
Pol Espargaro (Red Bull KTM Tech3)-DNF: “Fisicamente bem, mas emocionalmente é difícil cair tão cedo na corrida. Precisamos de aproveitar os pontos positivos, tivemos mais um top 10 nas nossas mãos e penso que tivemos uma boa velocidade hoje. A moto estava a funcionar bem, apenas um pequeno erro de 2 graus pode mudar as coisas, e mudou no domingo. Depois do sábado, da qualificação, do contacto na Sprint e da queda de hoje; às vezes não é o seu fim de semana! Mas tivemos uma velocidade de top 10 e é isso que importa no final. Trabalhámos muito para sermos suaves e fáceis no acelerador.
Aki Ajo(Responsável da equipa Red Bull KTM Factory Racing): “Hoje foi um grande dia para nós em Sepang, mesmo que o fim de semana tenha começado como um desafio. Gerir os pneus foi fundamental e a forma como os nossos pilotos e todos os nossos técnicos lidaram com a situação significa que a segunda posição do Pedro parece realmente uma vitória. A forma como ele geriu a corrida hoje foi algo bonito e ter três pilotos entre os dez primeiros também foi muito positivo: Enea também fez uma grande corrida, com Brad a melhorar muito em comparação ontem. Infelizmente, o Pol sofreu um acidente, mas temos de lhe agradecer por ter substituído o Maverick novamente e ele fez um grande trabalho.



































