- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Chegados de volta à Ásia, o calor e a humidade da Tailândia trazem um conjunto diferente de desafios às condições frescas e mutáveis ​​que a Trackhouse Racing deixou para trás na Austrália. Apenas uma semana depois do 25º Raul Fernandez ter alcançado o 10º lugar no Grande Prémio da Austrália, o traçado muito diferente da pista no Circuito Internacional de Chang cria um conjunto desafiante de parâmetros nos pilotos e na abordagem física e de engenharia da equipa.

Raul Fernandez, Thailand MotoGP

As sessões de treinos de sexta-feira foram uma oportunidade de aclimatação a estes desafios – Raul familiarizou-se novamente com a natureza pára-arranca do percurso de estrada tailandesa de 2,83 milhas (4,55 quilómetros), enquanto, para #32 Lorenzo Savadori, o encontro do Grande Prémio deste fim-de-semana é o primeira vez para ele correr com a Aprilia RS-GP24 em Chang. Embora os ajustes nas respetivas motos tenham trazido ganhos nos tempos por volta e no ritmo de corrida, nenhum deles conseguiu estabelecer o melhor tempo na sessão de treinos da tarde, o que foi suficiente para o salto direto na Q2 de sábado. Isto deixou-os em busca de velocidade no Treino Livre 2 da manhã de sábado, mas, depois da confiança que a equipa teve na corrida de sexta-feira, não houve melhorias nos penáltis da Qualificação 1 e nenhum dos pilotos chegou à Qualificação 2. Raul terminou a Q1 em 10º lugar, enquanto Lorenzo foi 12º e, portanto, relegado para a metade inferior da grelha e tornou a tarefa de ficar entre os 10 primeiros nas 13 voltas da corrida Sprint de sábado e nas 26 voltas do Grande Prémio de domingo, uma tarefa difícil.

Lorenzo Savadori, Thailand MotoGP

Na grelha da Sprint Race, as temperaturas do pavimento estavam próximas dos 115°F (46°C), fazendo com que a escolha dos pneus #25 Raul Fernandez e #32 Lorenzo Savadori, a opção de composto duro slick na frente da moto e a opção macia da Michelin na traseira pneumático. Arrancando respectivamente na 20ª e 22ª posição enquanto posições, Raul saiu bem da linha ao apagar das luzes e no final da volta 1 subiu para a 17ª posição Lorenzo seguiu pelo pelotão. Raul correu a maior parte da corrida num comboio de bicicletas, incapaz de progredir facilmente, mas com ritmo de corrida para garantir a posição. No entanto, à medida que as voltas avançavam, fizeram progressos e na volta 4 alcançaram o 15º lugar e agarrou o 14º na volta 9. Este foi o máximo que conseguiu alcançar na ordem de corrida, mas mostrou que ganhou lugares era possível. Lorenzo, mais uma vez no lugar do lesionado #88 Miguel Oliveira, tem tentado novas tecnologias e afinações ao longo das sessões de treinos livres e, apesar de se esforçar bastante, não tem conseguido acompanhar o ritmo do grupo da frente. Cruzou a faixa pela última vez na 20ª posição após um abandono pela frente.

Raul Fernandez (#25 Trackhouse Racing)-P14: “Esta manhã tentámos algo diferente para o contrarrelógio, mas não funcionou. Para mim, foi uma das sessões de qualificação mais difíceis do ano porque não tive boas sensações na moto. Não foi fácil de gerir e fiquei muito frustrado, mas, no final, estamos aqui para tentar algo diferente, tentando ganhar mais tempo e tirar o máximo partido da moto. termos tido mais ou menos os mesmos problemas de ontem, estou a tentar melhorar 100% fora da moto.”

Lorenzo Savadori (#32 Trackhouse Racing)-P21: “Lutei muito na corrida hoje porque ainda trabalho com peças novas na moto para testar mais. Mas estou bastante feliz porque na qualificação 1 fiquei sem algumas peças extra e fui imediatamente rápido e muito próximo do outro. trabalhado muito na sexta-feira. Isso é muito gratificante. No entanto, tive de voltar a testar algumas peças no Sprint e também vou usá-las amanhã na corrida longa.”

Wilco Zeelenberg, Thailand MotoGP

Wilco Zeelenberg (Chefe de Equipa): “Foi bom ver que o Raul foi o melhor piloto da Aprilia na corrida Sprint de hoje, mas, claramente, em termos de posição, o resultado não foi o melhor. o mais rápido dos quatro. Com o Lorenzo, tivemos novamente um problema no início. Embora a corrida não correspondesse ao que esperávamos que a moto fizesse. É claro que ele está a testar pela Aprilia e eles conseguiram obter alguns bons dados, pelo menos, para ajudar a fazer melhorias na corrida .”

- Pub -

Deixe o seu comentário