- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) levou de vencida a corrida de Sprint da Tissot no Grande Prémio PT da Tailândia, conquistando a glória por 1,357s depois de uma performance sublime, escapando na frente para lançar o desafio. Atrás, os dois primeiros na luta pelo título estiveram frente a frente, com Jorge Martin (Prima Pramac Racing) a conseguir segurar Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) nas duas últimas voltas para aumentar a sua vantagem no Campeonato para 22 pontos.

Assim que as luzes se apagaram, Bagnaia fez um arranque fenomenal da pole, ganhando uma ligeira vantagem na corrida para a Curva 1. No entanto, Martin estava no ataque, lançando uma manobra por dentro e mandando tanto ele como o seu principal rival ao título para fora o suficiente para permitir a passagem de Bastianini e Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™). O #89 ficou agora com trabalho para fazer, caindo ainda mais para quinto, com Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) também a passar e a defender-se quando Martin tentou passar de novo.

Na volta 2, no entanto, Martin estava de volta ao quarto lugar, ultrapassando o estreante antes de Acosta ter feito uma ultrapassagem e deslizado para fora. O próximo alvo do líder do Campeonato era Marc Marquez. Martin fez uma manobra de manual na última curva para ultrapassar o #93, e ficou perto na saída, mas o #89 manteve a posição, cavando para agora perseguir o próximo alvo: Bagnaia em segundo.

Martin começou a aproximar-se do atual Campeão do Mundo, enquanto Bagnaia, Martin e Marc Marquez estavam todos colados uns aos outros na pista. No entanto, quando Martin estava mesmo na cauda do #1, atacou na Curva 7. E houve alguma controvérsia quando ele passou ligeiramente à frente na saída, o que provou que a próxima batida premiou o espanhol com um aviso de limites de pista. Mas ele manteve a posição…

O final estava a tornar-se tenso, com Bastianini na frente, mas os rivais pelo título separados por apenas 0,350s na perseguição. Bagnaia continuou a pressionar em todas as curvas, num final de sábado cativante, parecendo que ia conseguir preparar uma manobra.

No entanto, na última volta, Martin já tinha conseguido apanhar Bastianini mais do que Bagnaia tinha conseguido ganhar terreno ao #89 e, nos tensos últimos quilómetros, os três cortaram à volta de Buriram. Em última análise, a “Besta” manteve-se firme para conquistar a segunda corrida de Sprint do ano em grande estilo, Martin aguentou-se sob intensa pressão para ficar em segundo, e Bagnaia foi forçado a ceder mais dois pontos na luta pelo Campeonato ao chegar a casa em terceiro.

Marc Marquez cruzou a linha de meta em quarto, conquistando alguns pontos fortes depois do #93 não ter sido capaz de igualar o ritmo dos três primeiros nas últimas etapas. O oito vezes Campeão do Mundo terminou à frente do companheiro de equipa Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que completou as cinco primeiras posições depois de uma corrida sensacional. O espanhol teve de trabalhar muito nas últimas voltas, com Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing) a terminar a 0,947s em sexto.

Mais atrás, Marco Bezzecchi e Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), travaram uma batalha própria. Os italianos lutaram durante toda a corrida de Sprint, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) a começar a descer na ordem depois de ter subido para P6 na fase inicial. Bezzecchi ficou com a P7 no final, um décimo à frente do seu colega de equipa, enquanto Binder foi forçado a assistir e a contentar-se com o último ponto em nono.

Outro ding dong logo atrás viu Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) conseguir escapar a Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing), com o australiano a ser forçado a afastar Johann Zarco (CASTROL Honda LCR) até à bandeirada, com o francês a ficar também à frente de Joan Mir (Repsol Honda Team).

Classificação Tissot Sprint              Classificação Geral MotoGP™                    

- Pub -

Deixe o seu comentário