foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) é o vencedor de um Grande Prémio em 2025, depois de um Red Bull Grand Prix of The Americas imensamente dramático, numa tarde de domingo que viu o Rei do COTA, Marc Marquez (Ducati Lenovo Team), cair da liderança. Com mais um P2, Alex Marquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) torna-se o novo líder da perseguição ao título de MotoGP, com Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) a completar o pódio numa ronda 3 absolutamente inesquecível.
A CHUVA (E UM MM93 DE RACIOCÍNIO RÁPIDO) CRIA O CAOS ANTES DA CORRIDA EM AUSTIN
Falando de drama amplificado. A chuva que caiu antes da partida fez com que os pilotos enfrentassem condições incrivelmente complicadas a caminho da grelha, como provou Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP). O francês caiu na sua volta de reconhecimento, mas conseguiu voltar à grelha, enquanto nós vimos algo que raramente vemos.
Pouco antes da placa de três minutos ser assinalada, Marc Marquez saiu da grelha. Isto levou Bagnaia, Di Giannantonio, Alex Marquez e outros a seguirem o exemplo, com pilotos e membros da equipa a correrem pelas boxes para pegarem nas motas sobressalentes que estavam equipadas com pneus slick.
No entanto, alguns pilotos, incluindo Luca Marini (Honda HRC Castrol), Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), Ai Ogura (Trackhouse MotoGP Team) e Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3), optaram por apostar nos pneus slick desde o início e permaneceram na grelha, juntamente com outros pilotos. No entanto, no meio do caos, as bandeiras vermelhas foram acionadas. Abaixo, o raciocínio do Diretor de Corrida Mike Webb:
“Pedimos um atraso e depois um procedimento de partida rápida devido a preocupações de segurança. Dado o número de pilotos, motas e pessoal das boxes na grelha e na zona das boxes, era impossível iniciar a volta de aquecimento. Um novo início de corrida foi a forma mais segura de responder às circunstâncias sem precedentes no início do Grande Prémio. Vamos analisar a situação em conjunto com as equipas e rever os regulamentos”.
Após uma breve pausa nos procedimentos, a informação actualizada era uma luz verde nas boxes às 14h10 e um procedimento de partida rápida, com as posições originais da grelha a serem ocupadas por todos os pilotos. Depois, era altura de tentar novamente – todos os pilotos agora com slicks. Mas, mais uma vez, houve drama. Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) teve de ser retirado da grelha antes de finalmente começarmos o Grande Prémio.
Luzes apagadas: Marc Marquez assume a liderança no início
Marc Marquez arrancou bem e fez o holeshot, com Alex Marquez a segurar Bagnaia na Curva 1. Pecco estava a tentar passar o piloto da Gresini, primeiro na Curva 11 e depois na Curva 12, mas ambas as tentativas falharam. Entretanto, Marc Marquez construiu uma vantagem de 1,1s no final da Volta 1, com os quatro primeiros – Marquez, Marquez, Bagnaia e Di Giannantonio – a quase dois segundos de Jack Miller (Prima Pramac Yamaha MotoGP Team), que estava a ter uma boa batalha com Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team).
Na Volta 4, a vantagem de Marc Marquez era de 1,4s sobre Alex Marquez, que tinha Bagnaia e Di Giannantonio agarrados aos seus tubos de escape. Então, na Curva 12, a última manobra de Bagnaia funcionou. O #63 estava agora em P2, por isso, com o ar livre, será que conseguia apanhar o colega de equipa Marquez?
Com 2:02,466 do #93, Marquez aumentou a sua vantagem para 1,6s no início da 5ª volta e, depois, com 2:02,433, a diferença passou a ser de dois segundos. Entretanto, mais abaixo no pelotão, na fantástica luta pela P6, Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing) caiu na Curva 1.
MAIS EMOÇÃO: O primeiro erro do #93 em 2025
Então, queres mais uma grande dose de drama? Porque foi o que aconteceu. A curva 4 foi o local, e foi o líder da corrida Marc Marquez que foi ao chão! A parte da frente foi destruída quando ele cortou demasiado a berma, bateu numa zona molhada e, com isso, a corrida invicta terminou. Marquez conseguiu voltar a montar em P18, mas sem o pé direito e com mais danos na sua GP25, não havia forma de voltar aos pontos para o #93, com Viñales e Lorenzo Savadori (Aprilia Racing) a passarem o hexacampeão de MotoGP.
A vitória de Bagnaia
Onde é que isso nos deixou? Bagnaia liderava Alex Marquez por 1,6s, com este último a 2,2s de Di Giannantonio. E na 13ª volta, Marc Marquez deu por terminado o seu 2025º domingo no GP das Américas. A série de vitórias estava oficialmente terminada.
Na volta 15 de 19, Bagnaia aumentou sua vantagem para três segundos. Uma volta depois, era mais um décimo, enquanto Marquez continuava a manter Di Giannantonio à distância de um braço – 1,3s para ser exato. Entretanto, o piloto mais rápido em pista era Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP) e o rookies, a duas voltas do fim, conseguiu passar Miller para a P5. No entanto, uma corrida fantástica terminou na caixa de brita da Curva 15 e, na mesma altura, a impressionante exibição de Zarco terminou na Curva 12.
Tempo da última volta. Bagnaia simplesmente tinha que levar a vitória para casa, mas 2,5s atrás, Alex Marquez não podia relaxar tanto. Diggia estava a rondar, um segundo separava os dois, por isso qualquer pequeno erro do #73 poderia custar caro. No final, tudo ficou como estava. Bagnaia somou 25 pontos e tornou-se no 10º piloto da história a somar 30 vitórias de MotoGP, enquanto o novo líder do Campeonato do Mundo, Alex Marquez, cruzou a linha de meta em P2 pela sexta vez consecutiva. Os esforços de Di Giannantonio não foram suficientes para o P2, mas mesmo assim, o italiano conseguiu um fenomenal P3 em Austin.
MARCADORES DE PONTOS: Edição do GP das Américas
Morbidelli chegou a casa em P4, com Miller a conseguir o seu melhor resultado na Yamaha com um P5 de grande classe. Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) saiu da 13ª posição da grelha para terminar em P6, Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3) voltou a estar à altura da ocasião num Domingo para levar a bandeira da KTM ao rubro em P7, com Marini, Ogura e Quartararo a completarem o Top 10.
Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP) foi P11, Raul Fernandez deixa a corrida caseira da Trackhouse MotoGP Team com um P12, enquanto Augusto Fernandez (Prima Pramac Yamaha MotoGP), Viñales e Savadori completaram a lista de pontos no Texas.
Bem, o MotoGP voltou a dar cartas. Drama, drama e um pouco mais de drama. O recorde de 100% de Marc Marquez desaparece com um novo Marquez no topo do Campeonato – Alex. E quão grande será a vitória de Pecco? O duplo Campeão do Mundo de MotoGP estará agora cheio de confiança a caminho do Qatar para a 4ª ronda. Vejo-vos a todos lá.
Resultados Corrida MotoGP™ ; Resultados Geral MotoGP™