Dupla opção supersoft. Para a ronda holandesa do Campeonato do Mundo de Superbikes da FIM, que terá lugar este fim de semana no circuito de Assen, nos Países Baixos, a Pirelli irá fornecer aos pilotos da classe WorldSBK duas opções traseiras de compostos supermacios: o SCX standard e a nova especificação de desenvolvimento E0126. Esta última representa a mais recente evolução da família supersoft e foi concebida para aumentar ainda mais a aderência, mantendo a consistência do desempenho ao longo da distância em corridas longas.
– O SCQ está de volta. Na Catedral da Velocidade, como é informalmente chamado o circuito de TT em Assen, a traseira SCQ extra macia estará de volta pela primeira vez este ano, que os pilotos da WorldSBK podem usar nas sessões de treinos, qualificação e na Corrida da Superpole.
– Nova frente molhada. Em caso de chuva, para além da SCR1 standard, estará disponível a especificação de desenvolvimento E0158, que também esteve presente na atribuição da ronda portuguesa, mas que ainda não foi testada pelos pilotos porque não choveu em Portimão.
– O WorldWCR e a Northern Talent Cup também estão a começar. É também a primeira corrida da temporada para o Campeonato Mundial de Corridas de Circuito Feminino da FIM, para o qual a Pirelli tem sido o único fornecedor de pneus desde a sua estreia em 2024, que utilizará os pneus DIABLO Superbike no composto SC1, tanto para a frente como para trás. Os jovens talentos da Northern Talent Cup, que também estão a fazer a sua estreia na época, terão disponíveis pneus de composto SC2 para ambos os eixos.
“Com a atribuição do E0126, concluímos uma importante fase de desenvolvimento que envolveu a introdução de uma nova estrutura destinada a aumentar a aderência através de uma maior pegada no solo. A carcaça utilizada pelo E0126 é, de facto, a mesma do E0125 macio, que introduzimos em Portimão e que teve uma grande aceitação, tendo sido o composto mais utilizado nas três corridas do fim de semana. Para além da carcaça, este novo supermacio também difere do SCX standard em termos do composto, que foi desenvolvido para aumentar ainda mais a consistência do desempenho ao longo da distância. Com as temperaturas e condições de pista adequadas, o supersoft é normalmente o composto mais escolhido para a Corrida 1 e Corrida 2, pelo que será interessante recolher as sensações dos pilotos e fazer uma comparação entre a solução standard e a nova especificação de desenvolvimento, também à luz dos resultados alcançados em Portugal pelo seu composto “irmão” macio. Para as outras sessões, incluindo a qualificação e a Corrida da Superpole, haverá o SCQ extra macio, que é agora uma especificação bem estabelecida e geralmente a favorita dos pilotos para o desempenho geral e para a corrida curta. Sabemos que o tempo é sempre uma incógnita em Assen, e é por isso que vamos ter mais uma vez o desenvolvimento do pneu de chuva dianteiro na especificação E0158 que não pudemos testar em Portimão devido à falta de chuva.”