Na sequência do incidente na corrida de Sepang, entre Valentino Rossi e Marc Márquez, com inicio nas declarações de 5ª feira de Valentino Rossi (ver artigo anterior),  a resposta  foi dada na pista e fez Valentino Rossi perder  a cabeça e provocar a queda do campeão do mundo. Eis o veredito da  Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM).

A 25 de Outubro de 2015, durante a corrida de MotoGP do Shell Grande Prémio da Malásia, o piloto número 46, Valentino Rossi, alargou deliberadamente a trajectória na Curva 14 para forçar outro piloto a sair da linha, resultando em contacto e levando o outro piloto à queda.

Isto é considerado pilotagemRossi41 irresponsável, provocando perigo a outros concorrentes e, dessa forma, é uma infracção do Artigo 1.21.2 do Regulamento do Campeonato do Mundo de Grandes Prémios de Velocidade FIM.

Valentino Rossi foi convocado para uma audição da Direcção de Corrida. Ambos os pilotos envolvidos estiveram presentes na audição, ambos prestaram testemunho e as provas de vídeo foram revistas.

A decisão da Direcção de Corrida foi impor ao piloto número 46 a adição de 3 pontos de penalização à licença, de acordo com o Artigo 3.2.1 do Código Disciplinar e Arbitrário do Campeonato do Mundo de Grandes Prémios de Velocidade da FIM.Rossi4

Valentino Rossi apelou junto dos Comissários FIM contra a decisão da Direcção de Corrida. Ele foi convocado para nova audição com os Comissários FIM.

Os Comissários FIM decidiram por unanimidade confirmar a Penalização Imposta pela Direcção de Corrida.

De acordo com o Artigo 3.4.2.2 do Regulamento do Campeonato do Mundo de Grandes Prémios de Velocidade da FIM não é possível apresentar mais apelos após os Comissários FIM confirmarem a decisão anterior da Direcção de Corrida.Rossi42

Uma vez que o piloto já tinha 1 ponto de penalização, a sanção por acumular 4 pontos de penalização é partir para a corrida seguinte do final da grelha. Assim, Valentino Rossi vai partir para o MOTUL Grande Prémio da Comunidade Valenciana da última posição da grelha.

Na Classificação Geral Rossi continua a liderar, com 312 pontos, seguido de Lorenzo com 305 e Márquez com 222.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.