É na Florida, nos Estados Unidos, que uma nova droga sintética batizada com o nome ‘flakka’ mais se tem popularizado.

Alucinações, paranóia, episódios de violência mas também cenas caricatas que envolvem gente a correr nua pelas ruas estão a tornar-se a imagem de uma marca de uma nova droga sintética, particularmente barata, que se tem popularizado na Florida, Estados Unidos.

Esta quinta-feira, a Associated Press dava conta da história de um homem que saiu a correr nu pela rua fora, acreditando que era o deus nórdico Thor, e terá sido detido numa altura em que tentava ter relações sexuais… com uma árvore. Um outro consumidor acabou a correr nu por uma rua movimentada, julgando estar a ser perseguido por cães. Conta a revista Time que a ‘flakka’, como se chama esta droga sintética, em termos de aspeto parece-se com simples sais de banho e geralmente é fumado com recurso a cigarros eletrónicos.

Os episódios de nudez estarão relacionados com um dos efeitos secundários provocados por esta droga: o aumento da temperatura corporal, que pode chegar até aos 41 graus, segundo as autoridades norte-americanas, algo que faz com que quem a toma, por entre a perda de lucidez, acabe por ‘escolher’ despir-se.

A droga é tomada como estimulante mas, a par do que se verifica com algumas outras drogas sintéticas, pode provocar alucinações, ataques de paranóia e até episódios de violência. À Time, Don Maines, clínico que apoia toxicodependentes, revela o que um dos seus pacientes lhe explicou sobre a droga: “É insanidade por cinco dólares (4,5 euros). As pessoas querem experimentar na mesma porque é tão barata”, conta.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.