O país atravessa um período de crise que faz com que se repense os gastos do orçamento familiar, procurando-se estratégias de poupança. Mesmo quando parece que já poupamos muito há sempre uma série de atitudes que podemos adotar para diminuir os gastos.

Quando falamos em poupar temos de partir de uma análise simples que passa pela avaliação dos ganhos e das despesas. Perceber quanto queremos ou podemos poupar pode ser um bom ponto de partida para avançar.

Assim comece por identificar os gastos com as despesas básicas: alimentação, água, luz, gás e prestações a pagar.

Se o dinheiro gasto com estas despesas for muito elevado, aproveite algumas das dicas de poupança que se seguem.

Em casa: troque as lâmpadas por outras de baixo consumo, não deixe aparelhos ligado em standby, tente juntar a roupa de modo a ligar a máquina menos vezes, apague a luz sempre que sai de uma divisão. Evite abrir e fechar o frigorífico demasiado vezes, faças as refeições em casa ou leve o almoço para o trabalho, reutilize os alimentos que sobram as refeições.

Na hora do banho opte pelo duche, não deixe a água a correr quando esta a lavar os dentes, tenha atenção para não deixar nenhuma torneira a pingar. Sempre que for possível opte por comprar eletrodomésticos de baixo consume, isole bem portas e janelas de forma a poupar em energia para aquecer a casa.

Nas compras: elabore uma lista prévia das necessidades que tem antes de ir ao supermercado, esteja atenta a promoções e vales de desconto das superfícies comerciais, compre apenas o que necessita não deixe que as promoções o façam comprar o que não é essencial, opte por alimentos de marca branca.

No que concerne a roupa, compre em época de saldos e apenas aquilo que necessita, opte por roupas de marcas mais em conta e aposte na reformulação de roupas que já tem, pode ser um exercício de criatividade divertido.

Para levar a bom porto este objetivo estabeleça um plano poupança, faça um acordo consigo mesmo relativamente a poupança que deve colocar de lado todos os meses. Pense que mesmo que esta seja uma pequena quantia ao final do ano pode ter um valor considerável, que pode usar em algo que deseja para si. Motive-se a fazer esta poupança destinando este dinheiro para conseguir algo que deseja muito.

Colocar algum dinheiro de lado parecer algo impossível nos dias de hoje, avance com algumas destas dicas e verá que poupar é mais fácil do que parece.

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.