Foto: ZAP // Thescholar565 / Wikimedia  //

O primeiro comboio do mundo movido 100% a energia solar já existe e está a circular em fase de testes pelos trilhos de Byron Bay, na Austrália.

 A companhia ferroviária da cidade remodelou um fragmento de três quilómetros e restaurou uma antiga locomotiva dos anos 70, equipando-a com painéis solares flexíveisde 6,5 kilowatts (kW).

O passeio foi inaugurado em dezembro de 2017, com serviço parcial. O funcionamento total começou em janeiro de 2018 e já é um sucesso. Só até 19 de janeiro, a novidade já tinha transportado 10 mil pessoas.

O comboio tem capacidade para 100 passageiros sentados, com espaço para outros tantos em pé, além de bagagem, motas e pranchas de surf. A tarifa para uma viagem de ida é de 3 dólares (cerca de 2,50€) para pessoas maiores de 14 anos, 2 dólares (cerca de 1,65€) para crianças de 6 a 13 anos e gratuita para crianças até cinco anos. 

O serviço funciona das 10h às 17h, de segunda a sábado, com saídas de hora em hora. O cronograma está programado para se expandir, dizem os organizadores, quando os novos motoristas e funcionários receberem formação.

Byron Bay Railroad Company gastou 4 milhões de dólares (3,2 milhões de euros) para entrar em operação, incluindo 1,8 milhão de dólares (1,5 milhões de euros) para restaurar os trilhos de 3 quilóemtros reconstruir a ponte sobre Belongil Creek. Mais um milhão de dólares (815,704 euros) foi gasto nas duas plataformas, assim como 750 mil dólares (611,778 euros) na restauração do comboio e sua conversão para energia solar.

ZAP // Hypeness

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui