Sim, beber uma vez ou outra é melhor do que não beber nunca! Faz bem à saúde e pode até aumentar o seu tempo de vida. Mas, calma lá, antes de comemorar: só vale para quem bebe pouco – uma bebida por dia, no máximo.

Encher a cara, beber até cair só faz mal mesmo. Para descobrir isto, pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, analisaram um estudo feito com 41 mil pessoas em 1988 e 2006. Todos contavam sobre os seus hábitos alcoólicos. Em 2006, quem ainda estava vivo, foi entrevistado de novo. Os investigadores perceberam então que os participantes que bebiam pouco estavam no grupo com mais sobreviventes – só perdiam para os abstémicos religiosos. A taxa de mortalidade entre os outros abstémicos (não religiosos) era 17% maior do que a de quem bebia com moderação.

Já o grupo que bebia até duas bebidas por dia o risco de morrer aumentava 9%. E entre os “bebedolas” (mais de 3 bebidas), as mortes foram 58% maiores do que no grupo de quem tocava ao de leve na bebida. É que a bebida até tem um lado positivo: reduz o stress e protege contra algumas doenças. Mas tem outros tantos pontos negativos, bem conhecidos (cancro, cirrose, etc). Então os benefícios só funcionam mesmo quando ingere uma quantidade bem pequena de álcool.

Pra variar, a dica da ciência é: beba pouco.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.