O Center for World University Rankings avalia todos os anos as melhores universidades. A lista conta com mil instituições de todo o mundo, entre as quais se encontram sete portuguesas.

Para a seleção das melhores universidades do mundo são usados critérios que se prendem com o número de antigos alunos que chegam a posições de CEO em grandes companhias internacionais, com o número dos que obtiveram prémios e outras distinções, com número de trabalhos citados, com os trabalhos publicados em títulos de renome e influentes e com as patentes registadas.

Seguindo essas orientações, o Center for World University Rankings elaborou a semelhança de anos anteriores, uma lista das mil melhores universidades, onde se pode encontrar 7 universidades portuguesas.

No top do ranking estão oito universidades norte-americanas e duas do Reino Unido. As universidades de Harvard, Stanford e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dominam a lista e são seguidas pela universidade de Cambridge, Oxford, Columbia, Berkeley, Chicago, Princeton e Cornell.

Como já referimos, desta listagem fazem parte 7 universidades portuguesas, cujas características correspondem aos itens usados para a elaboração do ranking, assim, no 257º lugar está a Universidade de Lisboa, seguida da Universidade do Porto em 308º, a Universidade de Coimbra ocupa o 507º lugar, Aveiro encontra-se na 557ª posição seguida da Nova de Lisboa em 612º , do Minho na posição 629 e a do Algarve que fica no 996º lugar da lista. De referir que das universidades portuguesas referidas, quatro delas subiram na valorização relativamente a avaliações anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui