Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), Portugal foi o país que registou a maior subida de venda de automóveis, no primeiro semestre deste ano, registando uma percentagem de 33% , mais de 20% acima da média europeia.

No primeiro semestre de 2015 venderam-se na União Europeia mais de sete milhões de carros, dos quais mais de 100 mil em Portugal.

Em segundo lugar na tabela de maior crescimento das vendas automóveis, registou-se a Irlanda com um valor que se situou nos 25,4%, à qual se seguiu Espanha, onde foram comprados cerca de 555 mil veículos.

Registou-se ainda um aumento considerável em Itália, Reino Unido França e Alemanha com recuperações na ordem dos 15,2%,7%,6,1% e 5,2% respetivamente, uma melhoria visível relativamente ao mesmo período do ano 2014.

As variações negativas apenas foram visíveis no Luxemburgo (-5,4%), na Áustria (-3%) e na Estónia (1,8%,).

A tendência positiva começou há 22 meses e evidenciou-se em junho, com o conjunto da UE a registar o maior aumento mensal desde dezembro de 2009, na casa dos 14,6%.

Durante este mês as vendas de ligeiros de passageiros ascenderam a um total de 1.364.009 veículos, tendo o nosso país mantido uma vez mais o primeiro lugar com uma subida de 33, 9% relativamente ao mesmo período do transato.

Na União Europeia, apenas a Irlanda e a Finlândia registaram uma evolução contrária, com quedas homólogas de 14% e 2,5%, respetivamente.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.