A UEFA publicou, esta quinta-feira, a oitava edição do relatório ‘The European Club Footballing Landscape’, que analisa as contas dos clubes de futebol da Europa referentes ao ano de 2015 e segundo o qual o Manchester United é o clube com a maior dívida da Europa.

Segundo a mais recente edição do The European Club Footballing Landscape, da UEFA, o Manchester United tem uma dívida líquida de 536 milhões de euros. A dívida do clube inglês cresceu 25%, é igual ao valor das suas receitas anuais e corresponde a 80% dos seus activos.

Imediatamente a seguir à equipa britânica aparece uma equipa portuguesa – no caso, o Benfica, cuja dívida líquida ascende aos 336 milhões de euros.  No entanto, a dívida do clube da Luz, que cresceu 3% em 2015, é 3.3 vezes superior ao valor das receitas anuais e equivale a 130% do valor dos seus ativos.

Em terceiro lugar no podium dos clubes europeus com maior dívida líquida aparece o italiano Inter de Milão, com uma dívida de 306 milhões de euros, correspondentes a 1.8 vezes as suas receitas e 2.4 vezes os seus activos.

A publicação salienta ser importante analisar o valor total da dívida no seu contexto mais do que pelo seu valor absoluto.

Por esse prisma, o Benfica é o 5º clube com maior dívida sobre o valor anual de receitas, com o Copenhaga, da Dinamarca a liderar a classificação. A sua dívida é “apenas” de 138 milhões de euros, mas corresponde a 4.4 vezes as suas receitas anuais.

(dr) UEFA

The European Club Footballing Landscape 2016

The European Club Footballing Landscape 2016

Analisando a dívida dos 20 clubes mais endividados face ao valor dos seus activos, o Benfica é o 9º clube mais endividado. A dívida do Fenerbahçe, da Turquia,  tem uma dívida de 166 milhões correspondente a 6.1 vezes os seus activos – que são muitas vezes tomados em consideração como potencial “garantia da dívida”.

Nos vinte primeiros lugares da lista surgem 4 clubes italianos, 4 clubes ingleses, e três clubes franceses.

ZAP //

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.