As primeiras viagens espaciais foram realizadas pela civilização suméria há sete mil anos, segundo uma teoria do ministro iraquiano dos Transportes, Kazem Finjan, que diz também que foram os sumérios que descobriram Plutão.

Kazem Finjan deixou uma plateia de jornalistas perplexos durante uma conferência de imprensa onde defendeu que as primeiras viagens ao espaço aconteceram há sete mil anos, no tempo da civilização suméria.

O ministro dos Transportes iraquianos acredita que os antigos sumérios, que habitaram a Mesopotâmia (onde actualmente se situa o sul do Iraque) entre 5500 e 4000 a.C., construíram o primeiro aeroporto do mundo que terá servido para fazer viagens para o espaço.

A partir deste suposto centro de exploração espacial erguido há sete mil anos, os sumérios descobriram Plutão, disse também Finjan, conforme declarações divulgadas pelo site The New Arab.

As alegações do ministro iraquiano estão a deixar o mundo perplexo e são tão estranhas que deixaram os jornalistas presentes na conferência sem “coragem” para o contradizer, salienta o investigador Hayder al-Khoei, do Centro Para os Estudos Académicos Islâmicos Shi’a no Reino Unido, a par de um vídeo com as palavras de Finjan.

Iraq Transport Minister: Sumerians built world’s first airports & flew spaceships from southern Iraq to discover other planets (5000yrs ago)

O ministro assegurou aos jornalistas estupefactos que basta estudar as obras de especialistas na civilização suméria para confirmar a sua teoria, citando em especial o investigador russo Samuel Kramer, falecido em 1990 nos EUA, onde vivia exilado.

Kramer foi considerado um dos maiores especialistas do mundo na cultura suméria e editou vários trabalhos sobre o assunto, nomeadamente o livro “The Sumerians“, onde aborda o conhecimento que a antiga civilização tinha sobre o sistema solar.

Os sumérios são considerados uma civilização à frente do seu tempo, com grandes contributos para o desenvolvimento da escrita e da agricultura, e há várias teorias da conspiração sobre as suas ligações a extraterrestres.

Contudo, as palavras do ministro iraquiano estão a merecer, além do espanto, muita sátira nas redes sociais. Um jornalista da televisão Al Jazeera, Amer Al-Kubaisi, chegou a chamar-lhe “imbecil” e aagradecer “a Alá pela bênção de um cérebro“, conforme cita o site Memo.

Para todos os efeitos, a primeira viagem espacial foi realizada em 1961 pelo astronauta russo Yuri Gagarin.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.