Numa final muito disputada, o português Rui Bragança bateu o espanhol Jesus Cabrera e conquistou a medalha de ouro, na categoria -58 Kg.

Rui Bragança vive um ano de sonho! Depois de em março ter revalidado o título de Campeão da Europa, agora foi a vez de conquistar a medalha de ouro nos primeiros Jogos Europeus Baku 2015, uma espécie de jogos Olímpicos da Europa. Depois de muitos anos sem grandes conquistas, Portugal começa a marcar pontos no Taekwondo a nível internacional, sendo Rui Bragança o principal rosto do sucesso do taekwondo nacional.

Num dia longo de combates, Bragança soube-se impor sempre aos seus adversários, gerindo de forma perfeita o esforço físico por forma a chegar à final com frescura suficiente para disputar o título. O combate final diante de Cabrera foi tudo menos fácil, onde o equilíbrio e os nervos foram dominantes. O 1ºround foi muito táctico e com ambos os atletas a jogarem na expectativa, não havendo por isso grande momentos de entusiasmo, ainda assim o português conseguiu pontuar e sair na frente com 1-0. O 2º round foi muito mais dinâmico e emotivo, com Bragança depois de consentir o empate, a realizar uma magnífica combinação de triplo pontapé, que resultou em 3 pontos, cavando uma diferença que permitiu gerir a vantagem, fechando este round com 5-2. No último round e sem nada a perder, Cabrera entrou muito mais forte e beneficiando de algumas penalizações do português, reentrou na luta pelo ouro, chegando a empatar a 5-5, mas logo de seguida Rui Bragança pontuou e fixou o resultado final em 6-5, assegurando a medalha de ouro.

Rui Bragança é, atualmente, o número três do ranking Mundial e o sexto do Olímpico

Destaque1-960x400
Rui Bragança ficará para sempre na história do Taekwondo mundial, como sendo o primeiro campeão dos Jogos Europeus na categoria – 58Kg

Para Marlene Soares, Presidente da ATDP – Associação de Taekwondo do Porto, o ouro conquistado por Rui Bragança “não foi surpresa”, até porque “A competição a este nível só se disputa entre os melhores do mundo e o Rui Bragança encontra-se neste naipe de desportistas”, considerando ainda que esta vitória foi um resultado natural de quem se dedica de corpo e alma ao Taekwondo, “Interpreto esta vitória como a evolução  na continuidade de bons resultados e de um trabalho com perseverança totalmente dedicado ao taekwondo“, acrescenta orgulhosamente.

Em Portugal o Taekwondo tem vindo a evoluir e a tendência é crescer de forma sólida, também devido ao impulso que a mediatização de resultados como o de Rui Bragança e o bronze de Júlio Ferreira na categoria -80 kg também nestes Jogos, lhe tem dado, tal como afirma Marlene Soares: “Os resultados alcançados são fundamentais para o reconhecimento  e para criar referências nacionais na modalidade.”

Depois desta vitória histórica, Rui Bragança já só pensa no Jogos Olímpicos Rio 2016, mas para tal tem de assegurar pelo menos o sexto lugar do ranking olímpico até ao final de dezembro.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.