Uma das mais de mil pontes que Gustave Eiffel desenhou em Portugal atravessa o rio Almansor, junto a Montemor-o-Novo, Évora.

A ponte do Almansor – ou ponte ferroviária do Almansor – foi inaugurada em Setembro de 1909 e tem 106 metros de extensão. Foi encerrada à exploração em 1988, sendo uma das sacrificadas do desinvestimento português em ferrovia.

Hoje, esta ponte marca o início de um dos percursos com que a Desafio das Letras propõe uma redescoberta da paisagem portuguesa.

“Um dos primeiros grandes clientes do Eiffel foi o Estado português, uma vez que estávamos a criar a nossa linha ferroviária – atrasados relativamente ao resto da Europa – e o Eiffel [projectou] em Portugal mais de mil pontes”, explicou ao Economia Verde Luís Jordão, da Desafio das Letras.

De acordo com o responsável, o objectivo destes percursos é levar as pessoas a conhecerem o território português e produtos, produções ou plantas locais. “Queremos que as pessoas as fiquem a conhecer e valorizem. E, numa óptica de turismo, contribuírem para que haja uma procura por estes produtos”, explicou o responsável.

Denominado Experience Nature, este projecto da Desafio das Letras é mais do que um simples passeio. É uma aula viva, em forma de caminhada, que faz um retrato da paisagem das regiões.

Em cada recanto do passeio, dizem os organizadores, há histórias e produtos locais para descobrir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui