Os caminhos-de-ferro da China puseram a circular uma versão melhorada da locomotiva Mao Zedong, assinalando o 121.º aniversário do nascimento do fundador do Partido Comunista Chinês (PCC), anunciou hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Um comboio de passageiros puxado pela locomotiva com o retrato do primeiro presidente da República Popular da China saiu na quinta-feira de Pequim rumo a Changsha, capital da província natal de Mao, onde deverá chegar hoje de manhã (hora local).

Aquela “Mao Zedong” já não é uma locomotiva a vapor, como a primeira versão, lançada há mais de 60 anos, e pode atingir uma velocidade 160 kms/h.

Mao Zedong, cujo retrato continua afixado na Porta da Paz Celestial (Tiananmen), no centro de Pequim, morreu em 1976, com 83 anos.

A China, entretanto, adoptou uma política económica radicalmente diferente, abrindo-se ao investimento externo e à iniciativa privada, mas o Pensamento Mao Zedong ainda é, oficialmente, um “princípio cardial” do PCC, a par do marxismo-leninismo.

Agência Lusa
COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.