foto:Pirelli
Em Portimão, na primeira ronda europeia do Campeonato do Mundo de Superbike da FIM após a tradicional abertura da temporada na Austrália, a Pirelli irá fornecer aos pilotos de Superbike um pneu dianteiro totalmente novo. Este novo pneu macio, designado E1164, apresenta uma nova estrutura e uma nova composição em comparação com o SC1 padrão. Esta especificação de desenvolvimento, que faz a sua estreia, irá juntar-se às outras duas soluções padrão – o SC1 macio e o SC2 médio, ambos disponíveis para venda no mercado.
· SCX em vez de SCQ. Tal como nos anos anteriores, a Pirelli decidiu novamente que, para a ronda de Portimão, o pneu traseiro supermacio SCX — conhecido até à época passada pela especificação de desenvolvimento E0126 — assumirá o papel normalmente reservado ao pneu extra-macio SCQ — ou seja, será utilizado exclusivamente nos treinos livres, na qualificação e na Superpole Race. Esta decisão deve-se ao facto de o circuito português ser bastante exigente para os pneus, oferecendo baixa aderência que leva à derrapagem das rodas e expõe os pneus traseiros — particularmente na zona do ombro direito — a variações térmicas frequentes e significativas. Além disso, o traçado ondulado obriga os pilotos a travagens bruscas, muitas vezes em descida, aumentando a tensão nos pneus dianteiros. Para a traseira nas corridas longas, os pilotos poderão escolher entre o SC0 macio — o pneu de corrida do ano passado, anteriormente conhecido sob a especificação de desenvolvimento E0125 — e o SC1 médio, que até à última temporada tinha o código de desenvolvimento D0286 e foi agora promovido à nova opção média padrão.
A categoria Sportbike faz a sua estreia. O novo Campeonato Mundial de Sportbike da FIM também faz a sua estreia no circuito português. Esta categoria substitui a classe Supersport300 e conta com seis fabricantes com motos que diferem significativamente em termos de configuração do motor e potência. O que todas têm em comum serão os pneus: o composto Pirelli DIABLO Superbike SC1, tanto para a frente como para a traseira, nos tamanhos 120/70 à frente e 180/60 atrás — os mesmos já utilizados no Campeonato Mundial de WRC da FIM, que entra agora na sua terceira temporada.
“Enquanto em Phillip Island tínhamos duas opções de desenvolvimento para os pneus traseiros, para a primeira ronda europeia do principal campeonato baseado em veículos de produção decidimos concentrar-nos em melhorar a nossa gama de pneus dianteiros através do desenvolvimento da especificação E1164. Esta alternativa ao pneu macio SC1 padrão apresenta uma estrutura inovadora concebida para aumentar a estabilidade na travagem e na entrada nas curvas, bem como um novo composto destinado a proporcionar um desempenho mais consistente ao longo da distância da corrida. O circuito do Algarve, com as suas características e variações de altitude que exercem uma pressão significativa sobre os pneus dianteiros durante a travagem, é de facto particularmente adequado para testar o desempenho de um novo pneu dianteiro.
Este fim de semana assistiremos também à estreia do novo Campeonato Mundial de Motos Desportivas da FIM, que substitui o Supersport 300. Tal como todas as outras classes, utilizará pneus Pirelli — especificamente pneus slick DIABLO Superbike com composto SC1 para ambos os eixos. O mesmo equipamento será também utilizado no WorldWCR, o Campeonato Mundial Feminino da FIM, que contará com 24 pilotos na grelha de partida para um total de seis provas nesta temporada.
Será, portanto, uma ronda rica em conteúdo e novidades, tanto para os profissionais do paddock como para os entusiastas”.

































