- Pub -
foto: WorldSBK

Treinos Livres do WorldSBK

Depois de três semanas de paragem, Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) não perdeu muito tempo para reafirmar a sua posição como o homem a bater no WorldSBK. O piloto turco tem estado fora de ação devido a lesão, mas foi o melhor nos Treinos Livres 1 em Motorland Aragon. À tarde, caiu para segundo, mas foi apenas 0,004s mais lento que o melhor tempo do dia.

Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) fez o melhor tempo, 1m49,017s, na sua 34ª e última volta do dia. O americano tem estado em boa forma nos últimos tempos, registando pelo menos um resultado entre os quatro primeiros em cada uma das três rondas anteriores, mas ao conseguir os melhores tempos espera traduzir a velocidade de hoje na sua primeira partida na primeira linha da grelha de partida da época.

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) terminou o dia como o terceiro mais rápido. O candidato ao título ficou de fora dos primeiros 15 minutos de ação do FP1 com um problema elétrico. Ele completou 38 voltas hoje e terminou o dia 0,136s mais lento que Gerloff.

Motorland Aragon é o circuito mais longo visitado pelo WorldSBK. O asfalto recapeado e as condições de vento dificultaram a tarefa dos pilotos no Treino Livre 2. A sessão começou com quedas de Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda) e Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team), mas Bautista voltou a montar para estabelecer o quarto melhor tempo do dia ao completar 36 voltas

Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa Racing) foi o piloto mais ocupado no dia de abertura da ronda de Aragon. O italiano completou 40 voltas na pista onde conquistou a sua primeira vitória no WorldSBK em 2020 e a sua mais recente vitória na época passada.

Garrett Gerloff ( Bonovo Action BMW)-P1 :“É muito bom começar o fim de semana assim! Aragon é uma pista super divertida e o novo asfalto tem muito mais aderência em comparação com o ano passado. O vento estava muito forte mas senti-me muito bem. É bom quando as coisas começam a encaixar e vamos para uma pista diferente, mas tudo corre bem. No início da época não tínhamos essa sensação, mas agora parece estar a fluir muito mais facilmente e estou a adorar. Preciso de uma boa volta na Superpole amanhã e se o conseguirmos fazer estaremos numa posição muito melhor para lutar.”

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team)-P2: “A sensação é fantástica! Nunca ganhei nesta pista e este fim de semana estou apenas a tentar ganhar. Não vai ser fácil porque a pista é difícil. A aderência é boa nas zonas repavimentadas e os pneus não têm uma grande queda. Hoje fiz uma simulação de corrida de 14 voltas e, fisicamente, sinto-me bem. Fisicamente tem sido difícil porque não tenho treinado desde o acidente, mas sinto-me suficientemente bem. Estou um pouco cansado, mas acho que amanhã vou sentir-me muito melhor. Temos de melhorar a mota porque não está a virar tão bem como eu gostaria. A aderência é boa, mas as paragens e as curvas têm de melhorar. Quero mesmo ganhar e é esse o meu objetivo. A sessão de qualificação é apenas uma volta, mas para mim a corrida é o que importa. Estou totalmente concentrado nela e espero que estejamos a lutar pela vitória.”

Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati)-P3: “De manhã, na primeira volta do FP1, tive um pequeno problema, mas depois de terem mudado uma peça, ficou tudo bem. Perdi algum tempo no FP1, mas no FP2 a minha sensação com a moto melhorou muito. A minha equipa fez um excelente trabalho e fizemos progressos significativos da manhã para a tarde. As condições da pista não eram as mais rápidas, mas ainda assim eram boas. Penso que temos ritmo para ficar entre os três primeiros, o que é positivo. Temos de continuar a melhorar para amanhã.”

Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati)-P4: “Tem sido um dia desafiante com os ventos fortes. No entanto, esta manhã foi positiva porque experimentámos o novo asfalto pela primeira vez. A aderência é boa, mas a Curva 9 tem alguns danos na superfície. Durante a tarde, comparámos os pneus Pirelli e preferi o SC1 à frente e o novo SC0 atrás. Esta combinação pareceu-me melhor no geral. Tive um pequeno acidente na Curva 9, provavelmente devido à superfície danificada, mas não houve grandes consequências. Sinto-me melhor fisicamente do que em Cremona, mas ainda não estou a 100%. Estou confiante que vou melhorar à medida que o fim de semana avança.”

- Pub -

Deixe o seu comentário