foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) regressou à glória na corrida de Sprint da Tissot no Grande Prémio Pertamina da Indonésia, mantendo-se imperturbável na corrida de 13 voltas, enquanto o Campeão Jorge Martin (Prima Pramac Racing) teve uma queda surpreendente na liderança para criar mais uma reviravolta na luta pelo título. Os 12 pontos da vitória de Bagnaia reduzem para metade a diferença entre os dois primeiros, antes de uma corrida de Grande Prémio tentadora.
Para além do drama, esta foi a corrida de Sprint mais renhida da temporada, com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) a fazer uma séria carga final, chegando a casa a apenas 0,107s do seu companheiro de equipa depois de atacar e passar Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™), que completou o pódio. Assim, os três pilotos do escalão superior da luta pelo cetro conseguiram ganhos no sábado, com Martin a tentar recuperar no domingo.
Quando as luzes se apagaram, Martin fez uma largada de sonho, partindo para a frente à frente do rival Bagnaia, que enfrentou a linha exterior na corrida para a Curva 1. O #89 puxou o pino na volta de abertura, enquanto Marc Marquez ganhou terreno no arranque depois de se ter qualificado a partir do 12º lugar da grelha – cortando por dentro com uma precisão impressionante.
No entanto, o drama começou cedo, com Martin a cair repentinamente da liderança na complicada Curva 16, numa cópia quase idêntica da queda de Bastianini na qualificação. O líder do Campeonato voltou a montar, com o objetivo de recuperar alguns pontos, mas Bagnaia foi deixado na liderança para fazer a sua jogada para a pontuação máxima de 12.
A luta pelo pódio começou então a sério, com Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) a começarem a lutar. O #93 rapidamente fez uma manobra sobre Acosta na Volta 3, entrando no top 3 quando Acosta estava a ser ameaçado por Bastianini. Isso fez com que o rookies caísse para quinto.
Houve então um enorme momento de coração na boca para Bezzecchi, quando perseguia Bagnaia, com o #72 a ficar todo atrapalhado e a ir para a frente, evitando o contacto com o atual Campeão do Mundo por milímetros.
Entretanto, Martin continuou a sua recuperação, lançando-se no top 15 e depois no top 12, entrando rapidamente no top 10 depois de uma manobra sobre Jack Miller (Red Bull KTM Factory Racing). Mas depois de ficar atolado atrás de muitos outros pilotos que procuravam progredir, e de receber algumas cotoveladas de Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing), os pontos estavam fora de alcance.
Na frente, Bagnaia manteve-se na frente com espaço suficiente para respirar enquanto Bastianini começava a aproximar-se de Marc Marquez nas últimas voltas. Com três voltas para o final, a “Besta” procurou uma oportunidade na 12ª volta e fez a manobra na Curva 10. O italiano subiu para segundo, com Bagnaia a mais oito décimos da frente.
Parecia que isso seria mais do que suficiente, mas esteve perto. Na última volta, Bagnaia manteve a calma, mas Bastianini estava em alta, aproximando-se do seu companheiro de equipa para cruzar a linha apenas um décimo mais atrás. Um Ducati Lenovo Team 1-2, um ganho de 12 pontos para Bagnaia, bem como um impulso com a sensação de vitória… e um tiro de aviso de Bastianini para os seus rivais no Domingo. Marc Marquez completou o pódio, não sendo capaz de acompanhar o ritmo do #23.
Atrás do trio da frente estava Bezzecchi, que tinha um bom ritmo, mas não foi capaz de recuperar o terreno perdido após o seu erro. O #72 tinha uma vantagem confortável sobre Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), no entanto, com o #21 a conseguir ultrapassar Acosta, que terminou em sexto. O rookies cruzou a linha com menos de meio segundo de vantagem sobre Maverick Viñales (Aprilia Racing), também.
Entretanto, Johann Zarco, (CASTROL Honda LCR), garantiu um notável oitavo lugar. Foi uma corrida de destaque do francês, cruzando a linha de meta à frente de Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), que conquistou o último ponto. Martin não conseguiu terminar acima do 10º lugar, ficando sem pontos e a 9,104s da vitória.
Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™), por seu turno, caiu da segunda linha de partida para fora dos pontos depois de uma batalha de cotovelos, mas o francês vai procurar mais recompensas no domingo pelo seu sólido ritmo.