Marco Melandri e a sua BMW conseguiu a sua primeira vitória da temporada do Mundial de Superbike, numa corrida que se decidiu apenas na última cuva do histórico circuito de Monza .

Na partida foi Laverty o primeiro a assumir a liderança com a sua  Aprilia oficial, seguido de Rea , do homem das poles Tom  Sykes e de Marco Melandri,

Laverty, Imprimiu  logo um ritmo inicial muito  forte  que apenas Melandri e Sykes  puderam acompanhar seguidos a pouca distancia de  Guintoli, Davies,  Rea e Fabrizio.

Na quarta volta Guintoli juntava-se ao trio e Sykes  falhava uma travagem numa das chicanes, mas inteligentemente regressou à corrida sem ganhar qualquer posição, evitando por isso a penalização de ser obrigado a passar pelas boxes.

A corrida  manteve-se estável até à  8ª volta, altura em que Guintoli assumiu a liderança, e mais atrás Rea e Davies foram deixados sozinhos depois de um ataque de Giugliano

Três voltas mais tarde Melandri assumiu a liderança pela primeira vez e começou a puxar, esticando o grupo, mas primeiro Guintoli e depois Sykes, responderam ao italiano,   faltavam ainda três voltas para o final.

O piloto da Kawasaki Tom Sykes, quer fugir,  faz  uma volta incrível  e abre uma pequena vantagem, favorecido também pela luta entre Laverty e Melandri, enquanto Guintoli não consegue suportar o ritmo e perde o contato com o grupo da frente definitivamente.

melandriNa penúltima volta, Laverty ultrapassa  de uma assentada Melandri e  Sykes, logo depois, que não tinha conseguido  fugir como eram as suas pretensões, e assim chegamos à última volta …..  com Laverty-Melandri-Sykes por esta ordem,  deixando os três para a última curva o resultado da corrida, …. e uma emocionante manobra de Melandri que lhe deu a vitória no circuito do seu país, com Sykes  segundo e  Laverty terceiro, separados os três por apenas uma décima de segundo.

Guintoli fez um quarto lugar solitário e continua líder do campeonato,  enquanto Davies foi 5º, Fabrizio 6º, Baz 7º,  Rea 8º  , foi obrigado  a perder duas posições depois de ter errado numa das chicanes, Camier º  e Giugliano fecharam o top 10.

Classificação 1ª Corrida – Monza

2ª corrida

Eugene Laverty impôs a sua Aprilia na segunda corrida de Superbike do dia em Monza, e somou 3 vitórias o que o torna o piloto com mais vitórias nas oito corridas disputadas até agora.

Esta segunda corrida começou com uma baixa na grelha de partida, uma vez que a Kawasaki do francês, Loris Baz, parou na volta de aquecimento e teve de partir do pit lane.

Tal como tinha acontecido  na primeira corrida, Laverty assumiu a liderança, logo seguido de Giugliano, mas a fogosidade do italiano numa travagem tardia quase derrubava o companheiro de marca, e saiu de pista.

Sykes, Melandri y Guintoli  juntam-se a Laverty, e entretanto Davies que se acabava de juntar ao grupo, também tem uma saída de pista e perde o contacto com este grupo de furiosos. São as Superbikes no seu melhor.

Na  5º volta  Rea retirava-se  com problemas mecânicos na sua Honda de fábrica e com este quarteto na liderança chegamos ao meio da corrida.  Quando Guintoli ultrapassa o seu companheiro de equipa e os  4 decidem lutar pela vitória, e também Davies e Giugliano começaram a lutar pelo 5 º lugar, cuja luta acaba  com Davies no chão.

As duas últimas voltas foram de enfarte, com Melandri possuído a atacar , queria uma dupla vitória, Laverty não permitiu e obteve a sua 3 º vitória da época sobre o piloto da casa por apenas 0,143 segundos… incríveis estas corridas do WSBK.

lavertyAtrás destes homens Sykes foi o terceiro e Guintoli o  quarto, mas o piloto da Kawasaki fez um regresso polémico à pista, depois de uma saída numa chicane do circuito, o que fez a com que a equipa Aprilia apresentasse uma reclamação, mas que não teve consequências na classificação final, pois  Sykes regressou na mesma posição de onde saiu

Fabrizio, Giugliano, Camier, Baz, Badovini e Neukirchner completaram os dez primeiros, enquanto o campeonato é liderado por Guintoli, com 13 pontos sobre o  seu companheiro de equipa Laverty e 18 de Sykes, Melandri é quarto, mas já a 41 pontos.

Classificação 2ª corrida  – Monza

Classificação Geral

Fonte : SBK

Desporto motorizado de duas rodas **Por Mário Andrade e António Vermelho **13/05/2013** mandrade@ipressglobal.com

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.