O UK WorldSBK foi um fim de semana emotivo para o Campeonato Mundial MOTUL FIM Superbike, já que o paddock lamentou a trágica perda de Nicky Hayden, que perdeu a vida em um acidente quando treinava de bicicleta, como noticiamos noutro artigo, na semana passada. Deixou um vazio no paddock insubstituível, todos os pilotos tudo fizeram para honrar Nicky Hayden e a sua alma.
Situado no coração do campo de Leicestershire, Donington Park é um circuito que Tom Sykes (Kawasaki Racing Team) dominou no passado, e em 2017 viu o piloto britânico garantir sua primeira vitória partindo da pole position depois de uma batalha espetacular com o seu companheiro de equipa Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) que acabou por cair após um problema com os seus pneus, deixou Sykes para cruzar a linha como vencedor após uma longa batalha com Rea. Sykes garantiu sua primeira vitória da temporada – e nona em Donington – à frente de do herói local Leon Haslam (Kawasaki Puccetti Racing) e Alex Lowes (equipe oficial da WorldSBK da Pata Yamaha).
Na segunda corrida Marco Melandri (Aruba.it Racing – Ducati) partiu da pole position à frente de Michael van der Mark (Pata Yamaha Official WorldSBK Team) e Leon Camier (MV Agusta Reparto Corse) devido às novas regras de formação da grelha de partida. Com um arranque perfeito Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), depressa entrou numa batalha com o o seu rival no campeonato, Chaz Davies (Aruba.it Racing – Ducati), que caiu pela segunda vez no fim de semana, conseguindo voltar à pista com Haslam. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), retirou a liderança a Leandro Mercado (IODARacing) logo na segunda volta e o piloto britânico não mais olhou para trás. O regresso a Donington, de Marco Melandri (Aruba.it Racing – Ducati), não foi feliz, pois a corrente da sua Ducati cedeu na oitava volta de 23, enquanto o companheiro de equipa Davies recuperou da saída de pista e conseguiu o pódio nas últimas voltas. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) cruzou a linha de meta em primeiro e conquistou a 100ª vitória da Kawasaki no WorldSBK.