É já entre os  dias 16 e 20 de Janeiro de 2014 que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) irá ser o palco dos primeiros testes da pré-época do Campeonato do Mundo de Superbike (WSB) e Supersport (WSS).

Devemos salientar também que pelo sétimo ano consecutivo,  está confirmada a presença de Portugal  no AIA, de mais uma prova do Campeonato do Mundo de Superbike, esta época  repleta de novidades, devido às alterações nos regulamentos e que se realizará de 04 a 06 de Julho.

MVSão várias as equipas que escolheram o traçado do circuito de Portimão e o clima ameno do Algarve para testar e desenvolver as suas máquinas para a época de 2014.

A equipa da Pata Honda SBK estreia em pista o novo modelo da Honda CBR 1000RR com os seus habituais pilotos Jonathan Rea e Leon Haslam. Será interessante perceber se ambos já recuperaram das graves lesões que sofreram na época anterior.

Também na categoria Supersport, os pilotos Michael van de Mark e Lorenzo Zanetti irão testar a nova CBR 600RR.

A Ducati depois do seu pior ano de competição desde da sua existência e, sob uma enorme pressão para inverter esse resultado apresenta-se com duas caras novas. O ex-campeão Mundial de Supersport, Chaz Davies e o italiano Davide Giugliano. Toda a estrutura técnica desta equipa foi reformulada pelo que a expectativa é muito grande para 2014.

Outra equipa que estará a testar no AIA e que igualmente sofreu uma grande restruturação é a PTR Honda. Com o intuito de melhorar a sua performance e subir novamente ao top do ranking na categoria WSS apresenta como cartadas para 2014, Jack Kennedy, Nacho Perez e ainda o piloto tailandês Ratthapark Wilairo que, em 2013, corria em Moto2.

Na Suzuki Crescent a novidade é o vice-campeão nas categorias WSB e WSS, Eugene Laverty, piloto muito acarinhado no AIA e que conhece sobejamente o traçado de Portimão, uma vez que fez parte da equipa da casa Parkalgar Honda e, que fará parelha como o recém-coroado campeão no campeonato britânico de Superbike, Alex Lowes (irmão gémeo do Sam).

Aprilia-Melandri Presença igualmente confirmada é a de Marco Melandri, que regressa à marca Aprilia onde se sagrou campeão mundial de 250cc, em 2002. A recuperar de uma lesão que sofreu na última ronda do campeonato na época de 2013, o piloto mostra-se confiante e vem para Portimão com o objectivo de avaliar, desenvolver e melhorar ainda mais a performance da nova RSV4.

Devido a uma lesão, Sylvain Guintoli não participará nos testes.

Outra novidade é o regresso de uma das marcas mais míticas nas duas rodas ao WSB: MV Agusta. A competir na equipa russa Yachnick e, a gerar já grande expectação, estarão o vice-campeão de WSS, Jules Cluzel e o ex-MotoGP Claudio Corti.

KawazakiKenan Sofuoglu, tricampeão mundial na categoria WSS, juntamente com Fabien Forret, que competem pela Mahi Racing Team India Kawasaki, irão iniciar igualmente a sua época de treinos no Circuito de Portimão com a novíssima Kawasaki ZX-6R.

A rodar também em pista nos próximos dias 16 e 17 de Janeiro, estará Miguel Praia de regresso à Ten Kate Racing. O famoso piloto algarvio foi convidado para ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento da versão Superstock da nova Honda CBR 1000RR recentemente apresentada.

Os testes estarão abertos ao público, com bilhetes de paddock diários de 5€, ou de 12€ para os 3 dias (17-19 Jan), podendo os mesmos ser adquiridos na loja do AIA.

 

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.