A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) anunciou hoje que retomou o ensino do jogo do pau junto dos alunos das escolas e da comunidade, com o objetivo de incentivar a sua prática na região.

A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) anunciou que retomou o ensino do jogo do pau junto dos alunos das escolas e da comunidade, com o objetivo de incentivar a sua prática na região. A AJTG, presidida por Norberto Gonçalves, refere, em nota enviada à agência Lusa, que revitalizou a Escola do Jogo do Pau, com o nome “Varrimentas”, que passa a estar disponível nas escolas da Guarda através de um protocolo celebrado com os Agrupamentos de Escolas do concelho.

A fonte lembra que “durante uma semana decorreram demonstrações nas escolas da Guarda que envolveram algumas centenas de alunos” e deram oportunidade a muitos de “terem um primeiro contacto com o jogo”. Até ao dia 30 de janeiro, a AJTG aceita inscrições dos alunos de escolas do concelho que queiram aprender o jogo do pau.

“Em simultâneo, deu-se oportunidade à comunidade para também se organizar e participar num grupo limitado a 15 pessoas”, refere, adiantando que o início das aulas está marcado para o dia 02 de fevereiro. A Escola do Jogo do Pau da AJTG é um dos primeiros projetos daquela associação que completou 35 anos em 2014. “Tal como a própria associação, também a Escola do Jogo do Pau nasceu da boa vontade e do gosto de meia dúzia de pessoas que enveredaram esforços para promover o património imaterial de Portugal, da Guarda”, lembra a direção. Segundo a fonte, o Jogo do Pau português “é um sistema milenar de defesa e ataque, praticado em especial nas situações que apresentavam inferioridade numérica”.

“Trata-se, hoje, de uma modalidade desportiva que consta nos currículos pedagógicos como opcional e é também uma arte de combate de defesa pessoal devidamente federada”, esclarece. A AJTG refere ainda que aquele jogo “é representativo da herança cultural do país” e é “um meio privilegiado para a transmissão de valores e de princípios fundamentais para uma vida mais saudável em grupo”.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.