O ponto de partida foi a Torre de Belém, onde o ciclista de aventura, Jorge Cristóvão ex-militar de 53 anos, recebeu a Bandeira Nacional das mãos do Chefe de Missão José Garcia, a quem a devolverá no próximo dia 10 de junho, quando chegar a Baku, para que seja transportada pelo porta-estandarte da Missão Olímpica, na Cerimónia de Abertura dos Jogos Europeus.

Perante o olhar atento de vários atletas portugueses que irão competir em Baku, para além de responsáveis de federações desportivas, e familiares e amigos de Jorge Cristóvão, a cerimónia que antecedeu a partida incluiu a entrega da bicicleta elétrica da BMW (BMW Cruise E-BIKE) que o ciclista de aventura irá usar nesta aventura, das mãos de Mário Fernandes, Diretor-Geral do BMW Group Portugal, patrocinador principal da ação Lisboa2Baku.

Após os momentos mais formais, Jorge Cristóvão despediu-se das várias dezenas de familiares e amigos presentes em Belém, e deu início à sua viagem de quase 7.000 kms até à capital do Azerbaijão, numa primeira etapa de mais de 200 km até Proença-a-Nova, terra natal de Jorge Cristóvão. Esta iniciativa visa homenagear os atletas portugueses que participam na 1ª edição dos Jogos Europeus, que decorrem em junho em Baku, e conta com o apoio do Comité Olímpico de Portugal (COP), do BMW Group Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.

10042015 - Partida para Baku. ©IMAGE By COP/IMAPRESSEsta iniciativa está a gerar um grande entusiasmo na organização dos Jogos Europeus, como é visível nas palavras do Diretor de Operações de Baku 2015, Simon Clegg. “Estamos encantados com a concretização da ação Lisboa2Baku. A aventura do Jorge Cristóvão vai ser um grande contributo para o aumento da notoriedade da primeira edição dos Jogos Europeus em todo o continente e é um grande exemplo do entusiasmo que Baku 2015 está a gerar nos Comités Olímpicos Nacionais na Europa. Aguardamos com entusiasmo a chegada do Jorge a Baku em junho e desejamos que a sua viagem corra da melhor maneira”.

A chegada de Jorge Cristóvão está prevista para o próximo dia 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades, dois dias antes da Cerimónia de Abertura dos Jogos Europeus. Ao longo dos cerca de 6800 kms, Jorge Cristóvão passará em cidades como Madrid, Barcelona, Nice, Mónaco, Génova, Roma, Salónica, Istambul e Tblissi. Todo o percurso poderá ser seguido através do sítio oficial desta iniciativa (www.lisboa2baku.com).

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.