Todos nós sabemos que no mundo existem pequenos génios que lidam com a tecnologia como se já tivessem nascido com esse conhecimento.

A história que trazemos hoje passou-se no Canadá, onde dois jovens de apenas 14 anos conseguiram driblar a segurança de uma caixa de multibanco  recorrendo apenas ao manual que estava algures na Internet.

Foi na passada quarta-feira que Matthew Hewlett e Caleb Turon decidiram ir à Internet procurar o manual de uma caixa de multibanco que se localizava a poucos metros da escola. Após a pesquisa com sucesso, os dois jovens deslocaram-se para junto do terminal e, seguindo as indicações do manual, conseguiram entrar em modo administrador tendo simplesmente introduzido o código de acesso por omissão ao sistema (que estava no manual).

Depois de conseguirem entrar no sistema, os dois jovens  aproveitaram a situação e em vez de “roubar” dinheiro aproveitaram para deixar a seguinte mensagem no terminal: “Go away. This ATM has been hacked.”. Em seguida, Matthew e Caleb foram rapidamente avisar os funcionários do banco que a máquina estava vulnerável.

Quando o assunto é “ataque a sistemas” é normal pensarmos que é preciso ter grandes conhecimentos, potentes máquinas e estar constantemente no computador a tentar quebrar a segurança dos sistemas. Esta história mostra-nos que a segurança ou a falta da mesma resulta, muita das vezes, de falhas humanas…não é culpa do Windows XP, do sistema A ou do sistema B.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.