No próximo dia 18 de maio, comemora-se o Dia Internacional dos Museus, com centenas de atividades a acontecer em 70 museus do país, sob a coordenação da Direção-Geral do Património Cultural.

Com o tema “Museus para uma sociedade sustentável” a comemoração propõe que se observe o papel dos museus na construção de uma sociedade sustentável, à medida que se reforçam os laços entre estes espaços e as comunidades envolventes.

Assim e segundo declarações à Lusa de Vassallo e Silva, o diretor-geral do Património Cultural, o objetivo deste tema é refletir sobre “em que media os museus, conservando, expondo, dialogando com as suas coleções, contribuem para uma maior consciencialização para preservar, encontrar um equilíbrio com o meio ambiente e qual a resposta que cada um deve dar às transformações que nos rodeiam”.

O programa da comemoração deste ano, inclui mais de 430 iniciativas que vão desde visitas guiadas, a concertos e ateliers, entre muitas outras que terão lugar em museus espalhados pelo país.

Na cidade do Porto as iniciativas terão lugar um pouco por toda a cidade, podendo visitar e a título de exemplos: a Casa Oficina António Carneiro, a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, o Museu de Marionetas do Porto, o Museu da Farmácia, ou a Fundação José Rodrigues, entre outros espaços.

Também a iniciativa “Noite Europeia dos Museus” lançada em França em 2005, e a qual o nosso país se juntou, não podia faltar no cartaz comemorativo, tendo sido realizada no passado dia 16 de maio.

Como habitualmente, dia 18 de maio as visitas aos museus são gratuitas, estão assim todos convidados a entra num mundo de cultura e diversão.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.