foto: Kiril Janackov
O australiano Jack Holder teve o prazer de desafiar o seu desgosto de 2023 para triunfar no maior evento de velocidade do mundo ao vencer o Orlen Oil FIM Speedway GP of Poland – Warsaw no PGE Narodowy no sábado.
Holder esteve muito perto de subir ao pódio de Varsóvia em 2023, assumindo uma liderança dominante na final, mas a corrida foi interrompida devido a um acidente, com o piloto de Lublin e Sheffield forçado a contentar-se com o segundo lugar atrás do sueco Fredrik Lindgren na repetição.
Mas Holder recebeu a bandeira axadrezada dois anos mais tarde, batendo pela primeira vez o líder do Campeonato do Mundo de Speedway GP, Brady Kurtz, na final, com a dupla a completar uma dobradinha australiana.
Kurtz terminou em segundo para ficar cinco pontos à frente do polaco Bartosz Zmarzlik no topo da classificação, com o wild card polaco Patryk Dudek a ficar em terceiro lugar na noite e o seu compatriota Dominik Kubera em quarto.
A noite pertenceu a Holder, que venceu cinco das suas seis corridas, sendo apenas batido pelo segundo classificado, Kurtz, na última bateria. E não há dúvida de que ele prosperou na atmosfera quente do PGE Narodowy, em Varsóvia, ao triunfar diante do maior público do desporto.
Jack Holder: “Gostamos destes eventos! Claro que gostamos destas grandes multidões e aqui em Varsóvia há um teto. Não há chuva – o teto tira-nos isso da cabeça. É também uma das maiores multidões e os adeptos polacos são loucos. É uma atmosfera fantástica.
Foi uma daquelas noites em que não mudei nada até à última bateria, quando o Brady me venceu. Antes da última bateria, tive muito tempo porque houve algumas quedas. Não mexi na mota até conseguir o segundo lugar na última bateria. Depois fiz alguma coisa na mota para a final.
Arrisquei com o portão interior para a final e apoiei-me a mim próprio. Fiz o arranque e tentei fazer todas as rampas da melhor forma possível e a direito.
Conseguia ouvir as pessoas a zumbir à minha volta por todo o lado, mas baixei a cabeça, tentei não fazer asneiras e esperei que as luzes vermelhas não se acendessem. É um dois em um australiano – obrigado!”
Holder não foi o único australiano a celebrar, já que Kurtz liderou a classificação do Speedway GP apenas na sua quarta participação no SGP. Embora o vencedor do 2024 FIM SGP Challenge saiba que tem trabalho a fazer para se manter na liderança, quando faltam oito rondas para o fim do campeonato, ele está encantado com o bom começo de vida no Speedway GP.
Kurtz:“É uma loucura pensar que estou a liderar tudo.Não me vou deixar levar por isso. Só se passaram duas rondas e ainda temos um longo caminho a percorrer. É definitivamente onde queremos estar, por isso é uma sensação agradável, sem dúvida.”
Questionado se esperava estar nesta posição tão cedo na sua carreira no SGP, o piloto de 28 anos respondeu: “Obviamente que não, mas estamos todos aqui para ganhar. Entrei na série com o objetivo de ser campeão do mundo, tal como os outros. Tenho trabalhado muito e as coisas têm corrido bem.
Kurtz:“Tenho a certeza de que haverá algumas provas difíceis a seguir, e isso é algo que terei de enfrentar quando chegar a altura.”
Dudek, terceiro classificado, admite que correr como wild card parece trazer à tona o melhor de si, uma vez que construiu duas aparições nas meias-finais como número 16 no ano passado, alcançando o seu primeiro pódio de Varsóvia desde 2019. Disse ele: “Há uns anos, quando subi ao pódio, foi uma sensação diferente porque estava a correr todas as rondas do Speedway GP. Desta vez, foi apenas uma noite e não sei se vou correr da próxima vez. Não havia grande pressão para o encontro, por isso diverti-me imenso aqui.
Dudek: “No ano passado, tive o wild card duas vezes e os meus resultados não foram maus. Talvez deva correr todas as rondas como wild card. Seria melhor, porque não há a mesma pressão do que normalmente.”
Kubera, o quarto classificado, passou por algumas visitas de pesadelo a Varsóvia nos últimos anos, tendo ficado de fora das eliminatórias com uma lesão nas costas em 2023 e marcado dois pontos no ano passado.
Em 2025, ele saiu do PGE Narodowy com um sorriso no rosto. Ele disse: “Foi uma noite muito agradável para mim. Fiquei muito feliz por estar na final neste estádio. Foi fantástico. Estive os muito perto de subir ao pódio.
Kubera: “Antes da reunião, se alguém me tivesse dito que eu chegaria à final, eu teria dito ‘sim’ e aceitado. Tenho-o e mais 14 pontos no meu quadro. Vamos lutar na próxima ronda”.
Segue-se o FIM Speedway GP da República Checa – Praga, no sábado, 31 de maio, precedido pela ação do FIM Speedway Youth World Championship na sexta-feira, 30 de maio, com as melhores estrelas de 250cc, sub-16, a competirem na Final do FIM SGP3 – também no Estádio Marketa.







































