126 equipas em representação de 36 países disputam o Campeonato Europeu de Vela da Classe Olímpica 49er

Arrancou ontem, dia 4 de julho, o Campeonato Europeu de Vela Classe 49er Porto 2015, o primeiro grande projeto desportivo internacional a envolver os três municípios – Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia – que formam a Frente Atlântica do Porto. Além da atribuição do título europeu, a competição é aberta a equipas de todo o mundo, servindo de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Dividido em três classes principais – 49er (tripulações masculinas), 49er FX (tripulações femininas) e 49er FX Open (tripulações mistas) – o evento vai juntar no Douro os melhores velejadores mundiais da classe olímpica 49er, distribuídos por 83 equipas masculinas e 43 femininas. Entre os inscritos, incluem-se duas tripulações portuguesas: Jorge Lima/José Costa e Gonçalo Pires/Rodolfo Pires.

DSC_5059Já apurados para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Jorge Lima e José Costa são a grande esperança lusa num bom resultado. Depois do 5º lugar obtido no último Campeonato do Mundo, a dupla tem agora como objetivo lutar por um lugar no pódio do Europeu.

Destaque para as presenças dos atuais campeões mundiais da modalidade, os neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke, e dos campeões olímpicos, os australianos Nathan Outteridge e Iain Jensen. Do lado feminino, estão confirmadas as participações das primeiras quatro equipas do ranking mundial, entre as quais as brasileiras Martine Grael e Kaena Kunze, líderes da classificação.

O Campeonato da Europa de 49er Porto 2015 decorrerá ao longo de oito dias, em três campos de regatas desenhados em frente às praias de Matosinhos, Porto e Gaia. O estuário do rio Douro, entre a Foz do Porto e a zona de Afurada, acolherá as regatas para a atribuição das medalhas de ouro, nos últimos dois dias da competição.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.