Há 150 anos, os lobos foram caçados até à extinção no Illinois, Estados Unidos, tendo regressado apenas em 2002, em pequenos números. Agora, de acordo com o Departamento de Recursos Naturais daquele estado, a população terá já números considerados “normais”:

O aumento do número de lobos tem uma explicação: a população de lobos da vizinha Wisconsin começou a explorar outros terrenos, levando esta espécie, até então extinta, a recuperar o habitat os seus antepassados.

Depois de um primeiro avistamento em 2002, estes tornaram-se normais nos últimos anos. A grande maioria dos lobos veio do Winsconsin, um estado com cerca de 800 animais.

Ainda assim, de acordo com Joe Kath, especialista em espécies em perigo do Departamento de Recursos Naturais, ainda estamos muito longe de vermos lobos estabeleceram-se, normalmente, no Illinois. Não deixa de ser uma boa notícia, porém, o facto de os avistamentos serem cada vez maiores.

Também por causa deste novo cenário, explica a Associated Press, as autoridades locais já começaram a delinear estratégias de gestão da conservação dos lobos.

COMPARTILHAR

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor introduza o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.