foto: Estela Silva / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia.

O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação deste ano em todos os concelhos do país, sendo o primeiro a conseguir esse feito.

Numa altura em que, de acordo com dados oficiais carregados no portal EyeData, disponível no site da Lusa, estão apurados os votos nas eleições presidenciais em todo o país, Marcelo ganhou a votação em todos os concelhos, sendo esta a primeira vez em que um candidato presidencial consegue este resultado.

Marcelo Rebelo de Sousa, candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP, superou assim o registo de Mário Soares em 1991, ano em que o na altura recandidato a Presidente da República apenas não conseguiu vencer em nove concelhos, perdendo para Carlos Carvalhas.

À data, Carlos Carvalhas, apoiado pelo PCP, bateu o socialista Mário Soares nos concelhos de Alpiarça (distrito de Santarém), Moita (Setúbal), Mora, Avis (Portalegre) Arraiolos, Alandroal, Montemor-o-Novo (Évora), Portel e Cuba (Beja).

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições deste domingo, obtendo uma percentagem de 60,76%, correspondente a 2.519.599 votos.

Segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, Ana Gomes foi a segunda candidata mais votada, com 12,93%. André Ventura ficou em terceiro com 11,89%, João Ferreira conseguiu 4,33%, enquanto Marisa Matias ficou-se pelos 3,94%.

Tiago Mayan Gonçalves conquistou 3,2% e Vitorino Silva teve 2,95%.

ZAP // Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui