foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES
Luz intensa no palco Palariccione para o lançamento da nova temporada de MotoGP™ da Pertamina Enduro VR46 Racing Team. Marco do décimo ano (2014-2024) para a VR46 Racing Team, selado pela parceria de três anos com o gigante indonésio PT Pertamina Lubricants que, através da marca Pertamina Enduro, dá o novo nome à equipa. Uma nova sinergia entre duas empresas já estabelecidas no desporto automóvel, prontas para se tornarem um verdadeiro ponto de referência em termos de desempenho, resistência e tecnologias.
Um 2023 para recordar atrás de nós, o melhor ano de sempre na classe Top, com a realização de um sonho coletivo: a primeira vitória no MotoGP™ e o terceiro lugar na classificação de Pilotos (Marco Bezzecchi ed.). Sacrifícios, um grande legado e um longo caminho ao longo dos anos para alcançar três vitórias, um total de nove pódios e dez colocações no Top 3 do Sprint no sábado. Objectivos consolidados para um 2024 a descobrir: por um lado, Marco Bezzecchi, verdadeira revelação e protagonista absoluto do último Campeonato, por outro Fabio Di Giannantonio pronto para se estrear com o amarelo néon da Tavullia Team no teste de MotoGP™ na Malásia, no próximo dia 6 de fevereiro, e depois no Qatar para a primeira corrida (8-10 de março).
Ambos com a Ducati Desmosedici GP e apoiados por uma equipa muito unida – trabalhando sob o olhar atento do seu Team Owner, Valentino Rossi – e liderados mais uma vez por Alessio Salucci, Diretor de Equipa e Pablo Nieto, Team Manager. Um pacote técnico do mais alto nível, que ostenta a assinatura Made in Italy da Ducati, moto Campeã do Mundo no biénio 2022/2023.
Um verdadeiro raio de luz ilumina as ambições da Pertamina Enduro VR46 Racing Team com um design gráfico moderno e de vanguarda, que nos traz de volta as nossas memórias, com a sua alma de néon, a Tavullia. Aldo Drudi e Drudi Performance vestem as carenagens da Ducati com “Fluo Stream”. O amarelo do Vale, que ultrapassa o mero conceito de cor e se torna FLUO. O preto desaparece para dar lugar a um sombreado que vai do amarelo fluorescente ao branco: uma faísca, eletricidade, um novo conceito de estilo de vida.
Perante todos os actores da temporada 2024, o palco de Riccione brilha. Um efeito luminoso cria a atmosfera certa para acolher em Itália toda a direção da PT Pertamina Lubricants vinda da Indonésia, na pessoa do Sr. Werry Prayogi (Diretor Presidente da PT Pertamina Lubricants), e assim renovar a nossa confiança a todas as realidades que trabalham neste projeto, como a Agência VR46, e os parceiros que nos apoiam, entre outros, eBay, Comoli Ferrari e Monster Energy.
Valentino Rossi (Proprietário da equipa Pertamina Enduro VR46 Racing Team):
“Estes 10 anos passaram a correr desde que começámos a trabalhar neste projeto. No início estava convencido que o MotoGP não era o nosso verdadeiro objetivo, as pessoas à minha volta insistiram muito, Uccio foi um dos primeiros. As coisas correram bem desde o início e o ano passado foi inesquecível, fantástico, todos elevaram a fasquia. A primeira vitória de MotoGP na Argentina significa a realização de um sonho coletivo.
“Muitas coisas novas esperam-nos em 2024: um novo parceiro no título, um novo piloto juntamente com Bez, Fabio, e um pacote técnico do mais alto nível. Estou muito contente com a parceria com a Pertamina Enduro, os adeptos indonésios sempre tiveram muito carinho e respeito por mim. O Marco e o Fabio são uma nova dupla, mas são dois pilotos muito rápidos e dois bons rapazes. Foi um inverno muito longo e mal posso esperar para os ver em pista na Malásia e depois no Qatar para o início da época.”
Werry Prayogi (Diretor Presidente da Pertamina Lubricants):”Isto marca um momento histórico para a Pertamina Lubricants. Na Pertamina, temos imenso orgulho na nossa associação com a equipa de corrida VR46. Acreditamos, com confiança, que a equipa irá registar um crescimento significativo e emergir como uma grande força no panorama das corridas. Como líder de mercado na Indonésia, estamos a intensificar o nosso jogo, elevando a nossa posição no palco global.
“O nosso objetivo é mostrar que os produtos da Pertamina Lubricants cumprem os padrões de qualidade de classe mundial. Esta parceria vai para além do patrocínio; é uma colaboração estratégica entre duas entidades que partilham uma visão comum de crescimento. Tanto a Pertamina Lubricants como a VR46 Racing Team aspiram a tornar-se intervenientes influentes na indústria automóvel a nível mundial. Estamos empenhados em trabalhar arduamente e em fazer os melhores esforços para realizar este sonho. Acreditamos na nossa capacidade de o alcançar”.
Alessio Salucci (Diretor de Equipa – Pertamina Enduro VR46 Racing Team):”Lembro-me do inverno de 2013, quando começámos a trabalhar neste projeto. Foi uma bela viagem, que exigiu muito empenho, mas em 10 anos atingimos objectivos de que nos podemos orgulhar. Sempre tivemos o desejo e a motivação de fazer bem e celebramos esta primeira década com a chegada de um novo parceiro. Estou muito feliz porque os torcedores indonésios sempre tiveram muito carinho e admiração pelo Vale. Gosto de pensar que não foi por acaso que assinámos com a Pertamina Enduro, há muito entusiasmo e vamos todos dar o nosso melhor.
“Em 2024 estaremos em pista com a pintura desenhada por Aldo Drudi que revolucionou a alma gráfica da equipa com a inclusão na pintura do nosso ADN amarelo fluorescente. A melhor esperança para começar esta nova aventura. Do ponto de vista técnico, com a Ducati temos o melhor pacote disponível na grelha e o Marco e o Fabio são muito rápidos. Sei que nos vamos divertir!”
Pablo Nieto (Diretor de Equipa – Pertamina Enduro VR46 Racing Team):
“Vai ser um ano especial, o décimo da equipa no Campeonato do Mundo. Que longo caminho e quanta satisfação desde a Moto3 e depois Moto2, até ao MotoGP. A verdade é que ainda temos muito para aprender, mas isso dá-nos a motivação e a determinação certas para continuar a trabalhar e a fazer bem. A dupla de pilotos é nova: conheço melhor o Marco, ele é um grande talento e teve uma época quase perfeita.
“Pode voltar a acontecer, mas todos temos de aprender com os nossos erros. Vai ser a estreia do Fabio, ele está com fome, terminou bem em 2023 e tem uma equipa sólida atrás dele. O pacote técnico da Ducati é atualmente o melhor, temos o máximo apoio da fábrica e, tendo a moto do ano anterior, podemos fazer a diferença nas primeiras corridas.”
Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team):”Vai ser a minha terceira época no MotoGP e estou contente por ir para a pista mais uma vez com a mesma equipa na Pertamina Enduro VR46 Racing Team e a pilotar uma Ducati. Gostaria de fazer algo semelhante ao que fizemos em 2023: ser competitivo, consistente, subir ao pódio e ter boas corridas. Também gosto muito da nova pintura, completamente diferente, algo que nunca foi visto no MotoGP. Espero um Campeonato muito disputado, do mais alto nível e com muitos pilotos e motas fortes. Podemos fazer duas coisas: divertirmo-nos e tentar estar entre os protagonistas.”
Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team):”Estou muito entusiasmado, mal posso esperar. Para mim é o primeiro ano na Pertamina Enduro VR46 Racing Team: conhecemo-nos no teste de Valência no final do ano, quando experimentámos o pacote Ducati que vamos usar esta época e as sensações foram imediatamente positivas. Temos um grande potencial para alcançar as nossas ambições. A pintura é louca, nota-se dentro e fora da pista. Vestir este amarelo é uma grande honra para mim. Vai ser um início interessante, houve muitas mudanças em termos de alinhamento, pilotos e motas. Todos temos de nos adaptar, mas será um grande espetáculo!”