- Pub -
foto: Sports images/Christian Bourget

As Red Bull KTM ocuparam a 6.ª e a 9.ª posições hoje, diante de um circuito TT Assen lotado, para a décima corrida Sprint da temporada. Maverick Viñales e Pedro Acosta conquistaram pontos no sábado, sob um céu cinzento na Holanda, após uma corrida Sprint acirrada, na qual os seis primeiros colocados ficaram separados por menos de seis segundos. Por outro lado, a Red Bull KTM garantiu mais uma qualificação 1-2 na Moto3™.

O 75.º Grande Prémio TT da Holanda fez parte das comemorações do centenário do Circuito TT Assen, um local repleto de história do motociclismo, mas também anfitrião da décima ronda do MotoGP de 2025 e do segundo evento da semana para o paddock. A tradicional mistura de curvas planas e variadas na região norte de Drenth enfrentou um clima nublado e frio na sexta-feira e, em seguida, mais quente, mas ventoso, no sábado.

Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3), tem uma relação gratificante com a pista, tendo vencido na Holanda em 2019 e conquistado nove pódios no local. O espanhol foi rápido na sexta-feira, assim como Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing), com os dois companheiros de marca a ficarem entre os dez primeiros e a passarem para a Q2. Brad Binder e Enea Bastianini registaram tempos que os colocaram em 6.º e 7.º lugar na Q1, aceitando assim as 16.ª e 17.ª posições na grelha. Menos de um segundo separou os 12 pilotos na Q2, e Acosta e Viñales ficaram a 0,7 e 0,8 segundos da pole, o que significa 9.º e 10.º lugares, respetivamente, para a Sprint de 13 voltas e para o Grande Prémio de domingo.

A Sprint foi uma prova estática. Maverick conseguiu entrar no grupo que circulava à vista dos três primeiros e Pedro também estava em contacto, mas passou da 7.ª para a 9.ª posição e ficou com o último ponto da Sprint depois de não conseguir completar uma penalidade de Long Lap na última volta. Maverick garantiu o 6.º lugar pela terceira vez consecutiva num sábado. Brad fez uma excelente largada e conseguiu chegar ao top 10, enquanto Bastianini ficou em 13º e terá uma penalidade de três posições no grid devido a ter pilotado devagar no início do dia.

Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3)-P6: “Sentimentos contraditórios. Uma sensação difícil na qualificação, não consegui pilotar a moto da melhor forma, mas fiquei bastante satisfeito com o resultado do Sprint. Temos dados muito bons para amanhã. Temos de escolher os pneus certos, porque os médios baixaram bastante. Veremos.”

Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing)-P9: “A corrida não foi muito má e o ritmo também até às últimas voltas. É verdade que não estamos no nosso melhor momento. Não fomos muito maus na qualificação, mas ainda estamos um pouco longe. Temos de continuar a trabalhar, continuar a avançar e tentar igualar a partida dos outros e as primeiras curvas. É isso que nos falta.”

 

- Pub -

Deixe o seu comentário