- Pub -
foto: ALPHA ONE MEDIA / CHRISTOPHER REEVES

Não bastou o melhor tempo, teve de bater por duas vezes o record da pole na Catalunya para o piloto da Aprilia Aleix Espargaro (Aprilia Racing) conquistar a pole-position em casa. Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP™) a ocuparem as restantes posições da 1ª linha da grelha de partida.

Q1

A Q1 viu Maverick Viñales (Aprilia Racing) conquistar nos últimos instantes lugar na Q2, numa luta com Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu) que também no final na Q1 conseguiu o segundo lugar, e o último lugar na Q2, ao rookie  Marco Bezzecchi (Mooney VR46 Racing).

Q2

Enquanto a temperatura da pista se aproximava dos 60 graus Celsius, o ritmo ficou ao rubro  quando os pilotos voltaram a segunda tentativa depois de trocarem de pneus para a volta mais rápida. Bagnaia elevou a fasquia quando fez 1:38.787, a apenas 0,016 segundos do recorde que Aleix Espargaró havia alcançado no FP3, antes de ter uma pequena incursão pela escapatória na curva 1. O piloto da Aprilia conquistou a pole provisória  com 1m38.742, enquanto Quartararo consolidava  a P3 com 1m38.959.

Aleix Espargaró continuava a puxar na sua última volta,  superou-se na curva 10, entretanto Bagnaia não atirava a toalha ao chão. O piloto da Ducati continuou com ritmo para obter a pole, mas não foi suficiente, perdeu por apenas 0,031 seg. e foi forçado a contentar-se com a P2. Quartararo, por sua vez, garantiu o terceiro lugar, mas a duas décimas de Aleix.

Atrás de três primeiros, uma horda de máquinas da casa de  Bolonha na 2ª fila, Johann Zarco (Prima Pramac Racing) terminou a Q2 com 1:39.027 para conquistar o quarto lugar, apenas 0,072 segundos à frente  do sensacional  rookie Fabio Di Giannantonio (Gresini Racing MotoGP™) que havia conquistado a pole na semana passada em Mugello, na P5 conquistando mais um TOP 5 na grelha de partida.

Jorge Martin (Prima Pramac Racing) foi o sexto mais rápido graças aos 1m39.142s que estabeleceu na primeira saída para a pista, assim como Alex Rins (Team Suzuki Ecstar) na P7 com 1m39s145.

Enquanto 0,403 segundos separavam o primeiro do sétimo na qualificação, Maverick Viñales (Aprilia Racing) ficou apenas a 0,252 segundos atrás na P8, com Luca Marini (Mooney VR46 Racing Team) a sair também da 3ª linha. A quarta linha será liderada por Pol Espargaró (Repsol Honda Team), acompanhado de Jack Miller (Ducati Lenovo Team) e de Takaaki Nakagami (LCR Honda Idemitsu).

Na quinta linha, partem Enea Bastianini (Gresini Racing MotoGP™) na P14 acompanhado das duas KTM de Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) na P15 e do vencedor de 2021 Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory Racing), à frente do Campeão de 2020 Joan Mir (Team Suzuki Ecstar) e Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha MotoGP™).

Alex Márquez (LCR Honda Castrol) faltou à sessão de qualificação depois de uma queda desagradável no FP4 que levou o espanhol ao centro médico para um raio-x ao pulso esquerdo, o piloto será novamente observado amanhã antes do Warm Up.

- Pub -

Deixe o seu comentário